BYD despacha mais 7 mil veículos para o Brasil
Embarcação deixou a China há dois dias e deve chegar até o início de junho

Na última semana de março, o Explorer One, navio RoRo privado da BYD, atracou no porto de Aracruz, ES, para entregar 5,5 mil veículos. Já na semana seguinte, a Anfavea emitiria nota manifestando “preocupação” com crescimento das importações e intensificou campanha para que o governo cobre imediatamente tarifa integral de 35% de imposto de importação, índice previsto apenas para meados do ano que vem.
Esse mesmo cenário e chiadeira da entidade, com certeza, se repetirão daqui a umas cinco ou seis semanas, quando uma nova remessa de carros chineses promete abarrotar, novamente, os pátios do complexo portuário localizado a cerca de 80 km da Grande Vitória.
Os brasileiros, assim, consumiram mais de 10% dos 206 mil veículos negociados pela montadora no exterior nos três primeiros meses de 2025 — 72,7 mil somente em março.
O Shenzen é o quarto navio RoRo da BYD, que deve encerrar 2025 com pelo menos oito embarcações do tipo. O quinto, batizado de Changsha, será entregue em maio e também carregará mais de 9 mil veículos. O Xi’an, sexto, também está sendo desacoplado do estaleiro este mês, mas não tem data de início de operação confirmada.
Isto porque no último domingo, 27, alçou âncora no porto de Jiangsu, na China, o Shenzen, outro navio da montadora, com 7 mil veículos a bordo e que tem como destino a Brasil, informa a imprensa chinesa. É oficialmente a primeira viagem transoceânica do Shenzem, embarcação que foi entregue à BYD há apenas uma semana.
Com 220 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e 12 conveses, é o maior transportador de veículos do mundo: comporta até 9,2 mil automóveis e comerciai leves simultaneamente. Movido a gás e diesel, tem velocidade máxima de 18,5 nós, cerca de 35 km/h.
A viagem inaugural para o Brasil se justifica: o país é o maior mercado externo da BYD. No ano passado, foram licenciados aqui 76,7 mil automóveis e comerciais leves da marca. Já no primeiro trimestre de 2025, 21,7 mil, crescimento da ordem de 45% frente a igual período de 2024.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
