00:00
21° | Nublado

Prefeitura vai apresentar as primeiras ações do programa Floripa Cidade Eficiente no Dia Mundial da Eficiência Energética

Foto: Cristiano Andujar

Publicado em 05/03/2020

Em comemoração ao Dia Mundial da Eficiência Energética, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência de Assuntos Institucionais, vai apresentar nesta quinta-feira, 05/03, as primeiras ações e resultados do programa Floripa Cidade Eficiente. O encontro será realizado no Gabinete do Prefeito, a partir das 15h.

A iniciativa é fruto da adesão da administração municipal ao projeto Cidades Eficientes do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) em parceria com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e com o apoio do Instituto Clima e Sociedade.

Uma das ações apresentadas será a participação da Secretaria Municipal de Educação no Programa de Eficiência Energética da Celesc, que subsidia projetos que fomentem o combate ao desperdício e de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Com esse suporte, a Secretaria vêm promovendo a substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelos itens do tipo LED em 40 escolas, além da instalação de painel fotovoltaico em algumas unidades de ensino.

Além dos resultados preliminares, também serão anunciados os próximos passos do Floripa Cidade Eficiente, que incluem a realização de gincanas com servidores para incentivar a participação na adoção de medidas que possam economizar energia e uma força-tarefa, para diagnosticar e montar um panorama do gasto em quatro prédios da administração municipal. O objetivo é verificar quais são as salas e setores onde há possibilidade de redução de energia.

Também está em andamento, a elaboração de um decreto sobre Gestão de Dados e Boas Práticas em Eficiência Energética e Uso Racional da Água nas Edificações da Administração Pública de Florianópolis, a exemplo do que existe no âmbito federal. A oficialização do mesmo, deve ocorrer nos próximos dias.

Programa Floripa Cidade Eficiente

As ações deste ano tem como objetivo estruturação de elementos de governança e políticas públicas capazes de instituir rotinas sustentáveis para a mitigação das mudanças climáticas e resiliência das cidades. Tem-se um foco forte também na gestão de dados de consumo e custo das edificações públicas, identificada como etapa fundamental para qualquer política a longo prazo de planejamento municipal em ações de eficiência energética e uso racional de água.

Da Redação