00:00
21° | Nublado

Passo para a integração

Texto de projeto de lei para implantar transporte coletivo metropolitano é aprovado por prefeitos da Grande Florianópolis (Foto: Divulgação)

Publicado em 21/03/2018

Os Prefeitos da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) debateram e aprovaram o texto do projeto de lei estadual que visa a implantação da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano. A grande motivação da proposta é fornecer à população da região melhores serviços de transporte público coletivo, com integração física e tarifária entre os oito municípios da região metropolitana da Grande Florianópolis (RMF). O projeto da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano está disponível no endereçohttp://bit.ly/onibusmetropolitano.

Na proposta da Suderf, o usuário do transporte coletivo da região metropolitana da Grande Florianópolis utilizará um único sistema, com um único cartão de ônibus e tarifas integradas, que substituirão o pagamento de duas ou três tarifas cheias em vários deslocamentos, como acontece atualmente.  O projeto de lei estadual transfere as competências e atribuições do transporte público coletivo intermunicipal de caráter urbano do Deter para a Suderf, no território da RMF, e autoriza o Governo do Estado e a Suderf a celebrarem convênio de cooperação e contratos de programa com os municípios da região para integrar as linhas municipais com as intermunicipais.

A rede de ônibus metropolitana contempla novas linhas locais nos municípios, além de conexões entre as maiores centralidades da área continental da região (centros de Palhoça e Biguaçu, bairros Kobrasol, Campinas e Barreiros, em São José). Integram o sistema os municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz.

 

 

Da Redação