Novas empresas: estudantes de SC terão projetos avaliados nesta terça, 24
A expectativa é grande para cerca de 684 jovens estudantes de 70 escolas de 33 municípios catarinenses, destas 63 públicas, que participam do Programa Geração Empreendedora, realizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Nesta terça-feira, 24, seus trabalhos serão avaliados pela banca examinadora para selecionar as melhores práticas em empreendedorismo desenvolvidas por esta turma que não quer perder tempo: alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas querem empreender.
A banca examinadora é estadual e acontece de forma on line, transmitida pelo canal do Youtube da Facisc. Serão analisados quesitos como criatividade, inovação, sustentabilidade, envolvimento da equipe, comunicação verbal, organização e administração do tempo. Serão reconhecidas as três empresas melhor avaliadas. Serão apresentados projetos de 32 municípios, uma empresa por cidade participante. “É um grande desafio para estes jovens. Eles têm três minutos para apresentar sua ideia é convencer a banca que seu projeto é bom e possível de ser realizado”, explica Adelita Adiers, coordenadora de Projetos Especiais da Facisc.
Antes de chegar à banca estadual os estudantes passaram por um período de mentoria, foram estimulados por empresários locais voluntários (mentores) e receberam orientações e informações de como criar seu próprio negócio. Foram quatro encontros onde os estudantes estruturam suas empresas. Eles também já passaram por uma banca nas suas cidades. Cada município elege um representante local para ir à banca estadual. Os avaliadores serão Poliana Oliveira - presidente do CEME, Kamila Laurindo - presidente do CEJESC e Fábio Ferrari - diretor da RIA - Rede de Investidores Anjo da ACATE. Serão reconhecidos os três melhores projetos.
Segundo a diretora de Educação Empreendedora da Facisc, Nadir Koerick, o Geração Empreendedora é um projeto 100% associativista e voluntário que busca despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista nos estudantes de ensino médio. “A ideia é ajudar a criar uma geração mais consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico”, explica.
Geração Empreendedora
Todo o Programa é realizado por empresários voluntários que participam de núcleos de mulheres empresárias e jovens empresários que fazem parte do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) e do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC (Cejesc). Para a diretora Nadir, a dedicação de cada empresário, que participa de um processo de capacitação, que abre as portas da sua empresa e destina horas do seu tempo faz a diferença para esses jovens. “Muitos jovens brasileiros querem ter uma empresa para realizar um sonho, para ter novas oportunidades e se adaptar ao novo mercado de trabalho, mas para isso é preciso ter capacitação e exemplos para seguir, e isso que fazemos através do Geração Empreendedora”.
Em sua sétima 7ª edição, o Programa reuniu em 2021, 16 cidades, 47 escolas públicas e privadas, destas 33 escolas foram públicas, 220 estudantes e 180 empresários voluntários. Realizado desde 2015, o Programa já foi aconteceu em mais de 100 municípios, 189 escolas públicas e particulares, 2.104 alunos e quase 1,5 mil empresários com dedicação cerca de 27 horas de forma voluntária.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI