00:00
21° | Nublado

Frio intenso e rajadas de vento com até 100 km/h

Foto: Reprodução

Publicado em 26/07/2021

Segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram, Santa Catarina deve registrar a partir de quarta-feira, 28, a chegada da massa de ar polar que pode ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013.

O pacote de frio deve ser completo, novamente com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões, temperatura negativa com geada generalizada em SC, mais forte nas áreas altas do estado (acima de 700/800m), com possíveis prejuízos para a agricultura. Outros setores, como pecuária, piscicultura e carcinicultura também podem ser afetados devido ao frio intenso. Não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto, especialmente Planalto Sul, na quinta-feira, 29.

A formação de geada pode impactar negativamente na atividade agrícola e pecuária, causando prejuízos em cultivos e criações sensíveis ao frio. Para contornar a situação, a Epagri informa algumas práticas mitigadoras para enfrentar baixas temperaturas.

Mas não são todos os cultivos que sofrem. Há quem comemore as baixas temperaturas, que provocam acúmulo de horas de frio, essencial para algumas culturas. Para as fruteiras de clima temperado, como maçã e uva, que estão no período de dormência, o frio extremo possibilita brotações vigorosas, favorece a floração e a frutificação. As baixas temperaturas também são importantes reguladoras de populações de insetos-praga, como as cigarrinhas que atacam o milho, e de plantas guaxas de milho e soja.

Confira a previsão do tempo:

Terça-feira (27/07):

Tempo: muitas nuvens a encoberto com chuva e trovoadas isoladas em SC. No decorrer da tarde a chuva diminui no Oeste, e à noite no Meio Oeste e em localidades do Planalto Sul e Litoral Sul. No fim da tarde e noite a umidade elevada do ar e a temperatura baixa dão pequena chance de precipitação de neve ou chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul.

Temperatura: em declínio acentuado a partir da tarde.

Ventos: sudoeste e sul, moderado a forte. Na madrugada, segundo a Marinha do Brasil, com rajadas mais intensas no litoral de até 80 km/h.

Sistema: deslocamento de frente fria por SC e avanço de intenso sistema de alta pressão (massa de ar polar) pela Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.

Quarta-feira (28/07):

Tempo: muitas nuvens na maior parte de SC, com aberturas no Oeste. No Planalto Sul nebulosidade com chuvisco na tarde e noite, com condições de precipitação de neve e chuva congelada.

Temperatura: baixa na madrugda e amanhecer e no final do dia, com formação de geada ampla do Oeste ao Planalto e em área altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. No decorrer do dia a temperatura segue baixa e não passa de 5°C nas áreas altas e de12°C na maior parte do estado, devido à massa de ar polar.

Vento: sudoeste e sul, moderado a forte com rajadas de até 100 km/h no Litoral.

Quinta-feira (29/07):

Tempo: sol com poucas nuvens em SC, com mais nuvens ao amanhecer e início do dia no Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: baixa, com pouca elevação no decorrer do dia, e frio mais intenso com formação de geada ampla do Oeste ao Planalto e em área altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. No decorrer do dia a temperatura sobe pouco devido à massa de ar polar.

Vento: sudoeste e sul, moderado, com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (30/07):

Tempo: sol com poucas nuvens em SC, com nevoeiros na madrugada e amanhecer do Meio Oeste ao Planalto e no Litoral Sul.

Temperatura: em elevação gradativa no decorrer do dia, e baixa com formação de geada do Oeste ao Planalto e em área altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Vento: sul passando a sudeste, fraco a moderado.

Fonte: Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Previsão dos ventos em SC

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a aproximação e a passagem de um sistema frontal poderão provocar ventos de direção Oeste a Sudoeste, com intensidade de até 100 km/h (55 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a manhã desta terça-feira, 27, e a noite de terça-feira, 28.

O mesmo sistema ainda poderá ocasionar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná e de São Paulo, ao sul de Santos, entre a tarde desta terça, 27, e a manhã de quarta, 28.

Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão provocar agitação marítima, com ondas de direção Sudoeste a Sudoeste, com até 6,0 metros de altura, em alto-mar, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a manhã do dia 27 e a noite de 28 de julho; e ondas de direção Sudoeste a Sudoeste, com até 4,0 metros de altura, em alto-mar, entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a tarde de 27 e a noite de 28 de julho. Adicionalmente, há previsão de condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 3,0 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a manhã do dia 27 e a noite de 28 de julho.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor AQUI.

 

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp