Feira de Arte Impressa reúne expositores, espetáculos, performances e intervenções
Foto: Pedro Ripoll
Publicado em 13/08/2019
Uma edição mais encorpada do que a outra. A 4ª edição da Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa, que será realizada nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis segue os planos da idealizadora Camila Petersen, de fortalecer o projeto no calendário nacional de eventos e promover um espaço potente de exibição, trocas e valorização das manifestações artísticas.
“Essa construção é bastante consciente e cuidadosa, pois nos preocupamos em manter e inflar pouco a pouco o que vem se consolidando até aqui como o apoio a novos artistas, a valorização dos artistas catarinenses e a oportunização de intercâmbio cultural destes com artistas de todo o Brasil, o estímulo à criação e produção e consumo no setor da arte impressa e das publicações independentes”, explica a fundadora.
O evento será farto de produções gráficas e publicações independentes como zines, livros, livros de artistas, catálogos, editoriais, postais, pôsteres, xilogravuras. Estão confirmados 96 expositores, vindos de diversas regiões do Brasil, que têm em comum trabalhos de baixa tiragem, alto valor artístico e conceito mais artesanal e menos industrial. Deste montante, 18 artistas participam da Seção Parquinho, dedicada às publicações infantis.
Programação além dos expositores
O formato de festival ganha corpo nesta edição com a inclusão de performances, espetáculos e intervenções artísticas. No sábado, 17 de agosto, às 15h, artista Katy Uabba fará a performance "Flechada no coração", com a proposta de um correio elegante e muito gráfico. Logo mais, às 18h, tem apresentação musical "O Carro da Sopa" de Aline Maciel e Murilo Leandro Marcos.
No domingo, 18 de agosto, a partir das 14h, a performer Suzaninha R., conhecida como a Drag do Povo, fará a cobertura de entrevistas na feira, com direito a sorteio de brindes. Às 16h, será hora do espetáculo teatral infantil "Ninho de Mafagafos" com a Cia Mafagafos e suas contações de histórias e músicas para bebês, crianças e famílias.
Entre os destaques da Parque Gráfico está Clara Medved (@claqueeh), expositora de apenas 6 da seção Parquinho. A pequena artista irá mostrar seus desenhos preferidos, adesivos e algumas histórias de sua autoria. Ela promete pintar ao vivo durante o evento. O Ateliê Livre para crianças de todas as idades é um espaço para os pequenos se divertirem e também colocarem a mão na massa e criarem suas próprias obras artísticas.
O Buquê Marginal é projeto das artistas Bruna Granucci e Edinara Patzlaff que questiona a beleza e a liberdade da mulher. A dupla confeccionou buquês feitos de mato, numa alusão às mulheres-mato, invisibilizadas pela sociedade.
E ainda a criação do mural de lambe-lambes, parte do projeto @somospartedapaisagem E a intervenção "O que você diria a uma mulher em privação de liberdade?", em parceria com o ICOM ( Instituto Comunitário Grande Florianópolis), que disponibilizará cartões postais com artes de diversos expositores do evento para que o público possa escrever mensagens que serão entregues às reeducandas do Presídio Feminino de Florianópolis.
A programação é toda gratuita e pode ser conferida no site www.parquegrafico.com
SERVIÇO:
Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa / Sala Lindolf Bell I e II
Dias 17 e 18 de agosto, 11h às 21h
CIC - Centro Integrado de Cultura - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600. Agronômica – Florianópolis/SC
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS, PERFORMANCES E INTERVENÇÕES
// Sábado, 17 de agosto
>> 15h - PERFORMANCE/INTERVENÇÃO
FLECHADA NO CORAÇÃO
Com @dragkatyuabba
Katy Uabba, a drag brega e AFROdisíaca mais amada da Ilha da Magia, vai dar o ar da graça na tarde de sábado na Parque Gráfico, para facilitar a sua chegada em “les crushes” com um correio elegante e muito gráfico. O momento também será propício para você dizer para alguém aquela coisa que está entalada na sua garganta há meses ou mandar uma zoeira para as amigues - se for o caso. Então prepare a sua melhor cantada e pode contar com a gata para ter o flerte (ou a polêmica!) mais bem sucedido desta que é a maior feira de arte impressa do sul do mundo!
_
>> 18h - ESPETÁCULO MUSICAL INFANTIL
O CARRO DA SOPA
Com Aline Macie, Felipe Ferro e Murilo Leandro Marcos
"O Carro da Sopa" é um projeto musical de autoria de Aline Maciel (contadora de histórias, atriz e musicista) e Murilo Leandro Marcos (médico de família, educador popular e musico), que desde 2012 atuam em parceria. Para engrossar o caldo, Felipe Ferro traz mais temperos no sopro, no fole e no canto. "O Carro da Sopa" tem como ingredientes principais a saúde, a alegria e a brincadeira propiciadas pela música.
_
// Domingo, 18 de agosto
>> 14h - PERFORMANCE/INTERVENÇÃO
DE FRENTE COM SUZANINHA
Com @risotril
Suzaninha R., a Drag Queen mais querida de Florianópolis, que além de fazer shows e piruetas também é apresentadora de programa de auditório, terá uma aparição mais que especial no segundo dia da Parque Gráfico. Com seu humor pra lá de arrojado, a Drag do Povo fará a cobertura de entrevistas na nossa feira, sorteando brindes e trazendo todo bom humor para entrevistas mais que especiais. Não percam!
_
>> 16h - ESPETÁCULO TEATRAL INFANTIL
NINHO DE MAFAGAFOS
Com Cia Mafagafos
"Ninho de Mafagafos" é um espetáculo de contação de histórias e músicas para bebês, crianças e famílias. A Cia Mafagafos é uma companhia de criação e pesquisa com foco na cultura da infância que desenvolve projetos e atividades nas áreas de contação de histórias, música, literatura e livros.
_
+++ DESTAQUES
Sábado e domingo, das 11h às 21h (durante todo o evento)
@CLAQUEEH
Por Clara Medved
Clara Medved, de 06 anos, é o destaque entre os expositores da Parquinho, a seção da Parque Gráfico que recebe artistas com trabalho em arte impressa voltado ao público infantil. Na mesa dela estarão seus desenhos preferidos, adesivos e algumas histórias de sua própria autoria. E ela também promete pintar ao vivo para todo mundo ver!
Para Clara, ser artista “É a pessoa ficar feliz com o que está fazendo, podem ser coisas bonitas e feias. Tudo é arte!”.
_
ATELIÊ LIVRE PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES
Por Parquinho
Cartolinas, papeis coloridos, tesoura (sem ponta!), cola, giz de cera, canetinha, lápis de cor e muito mais: o ateliê livre para crianças de todas as idades é um espaço para os pequenos (e os nem tão pequenos assim) soltarem a imaginação e também criarem suas próprias obras para exporem na Parque Gráfico. Ou para levarem para casa mesmo...
_
BUQUÊ MARGINAL
Por Bruna Granucci e Edinara Patzlaff
O Buquê Marginal é um projeto que reúne duas mulheres-mato, Bruna G. e Edinara P., que encontraram um caminho muito próximo na vida e no criar. As duas se debruçam sobre o feminino e neste projeto questionam a beleza e a liberdade da mulher. Tendo o corpo e o espaço como inspiração, elas utilizam o mato que brota na rua e é podado pelas mãos da sociedade como forma de protesto. Foram confeccionados buquês feitos de mato, uma alusão às mulheres-mato, invisibilizadas pela sociedade, envoltos em artes gráficas feministas, desenvolvidas pelas artistas especialmente para este projeto.
_
LAMBE-LAMBE
Por @somospartedapaisagem
Com quem já domina a técnica e com quem quer aprender, ao vivo e a cores, com pincéis em mãos e grude a postos nas garrafas, vamos criar juntos um mural de lambe-lambes. Partiremos de alguns pôsteres da própria Parque Gráfico e do projeto “Somos parte da paisagem” e depois improvisaremos com o que surgir. O que vai sair disso, só o destino vai nos dizer.
_
O QUE VOCÊ DIRIA A UMA MULHER EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE?
Por @icomfloripa
Você sabia que o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e China?
Você sabia que mais de 3/4 das mulheres presas no Brasil são mães?
Você sabia que mulheres grávidas presas no Brasil passam pelo trabalho de parto algemadas?
Você sabia que a maioria das mulheres presas no Brasil são negras e não completaram o Ensino Fundamental?
Você sabia que a maior parte das mulheres em privação de liberdade no Brasil foram presas por crimes de tráfico de drogas submetidos a elas por seus companheiros?
E se você pudesse falar com uma mulher em privação de liberdade, o que você diria?
Durante a Parque Gráfico, o ICOM - Instituto Comunitário Grande Florianópolis disponibilizará cartões postais com artes de diversos expositores do evento para que o público possa escrever mensagens que serão entregues às reeducandas do Presídio Feminino de Florianópolis.
Esta é uma ação do Fundo de Impacto para Justiça Social do ICOM: uma rede de pessoas e organizações que doam sistematicamente para promover o acesso a direitos fundamentais de pessoas em vulnerabilidade e para a redução das iniquidades sociais.
A Parque Gráfico é investidora do Fundo e, junto a outras pessoas e organizações, está financiando o projeto Mulheres, Mães, Cidadãs, que oportunizará cursos profissionalizantes à totalidade das mulheres em privação de liberdade do Presídio Feminino de Florianópolis.
Da Redação