Estado recebe 100 ventiladores pulmonares do Ministério da Saúde
O Governo do Estado recebeu 100 novos ventiladores pulmonares para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Os equipamentos foram repassados pelo Ministério da Saúde e chegaram ao almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São José, na manhã de sábado, 26. Segundo o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, o repasse do Ministério da Saúde atende a um pedido da própria SES.
O ventilador pulmonar, também chamado de respirador, é um equipamento essencial para a montagem dos leitos de Terapia Intensiva (UTI), onde são tratados os casos mais graves. A Secretaria de Estado da Saúde realiza uma análise das unidades hospitalares que mais necessitam dos ventiladores para, em seguida, encaminhá-los aos hospitais. Os respiradores de UTI enviados pelo Ministério são do modelo Vyaire IX5.
“Esse é um reforço importante para que possamos equipar mais UTIs no nosso Estado. Agradecemos ao Ministério da Saúde e vamos repassar os ventiladores pulmonares para os hospitais de forma justa e responsável. Nosso intuito é garantir que haja um atendimento de qualidade para todos que necessitem. Para isso, também contamos com o apoio da população, pois a pandemia persiste e precisa manter os cuidados”, ressalta o secretário.
Atualmente, Santa Catarina possui cerca de 1.500 leitos ativos na rede pública, com uma taxa de ocupação de 83%.
O Governo do Estado irá enviar na manhã desta terça-feira, 29, 10 ventiladores pulmonares para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.
Ainda não estão definidas pela SES quais serão as outras unidades que receberão mais respiradores. Os equipamentos irão aumentar a oferta de leitos para regiões da Serra e Meio-Oeste, que chegaram a apresentar taxa de ocupação de 94% no mês de dezembro. De acordo com os dados desta segunda-feira, 28, a ocupação na região é de 85%. “Esse é um reforço importante para que possamos equipar mais UTIs no nosso Estado. Já dobramos o número de leitos de UTI adulto e com isso nenhum paciente deixou de receber os cuidados necessários”, destacou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro. “O objetivo de ampliar a estrutura hospitalar é garantir que haja um atendimento de qualidade para todos que necessitem. Para isso, também contamos com o apoio da população, pois a pandemia persiste e precisa manter os cuidados”.
Da redação