Baixa cobertura vacinal alerta para o risco da volta da poliomielite no Brasil
A baixa cobertura vacinal para a poliomielite no Brasil é o principal motivo de preocupação da volta da doença que foi erradicada em 1994. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2022, a cobertura vacinal para a doença ficou em 77,16%, muito abaixo da taxa de 95% recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a circulação do vírus.
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave e muito contagiosa, causada por vírus, que pode infectar crianças com menos de cinco anos de idade. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.
Universidade gratuita em SC: deputados repercutem proposta do governo
Formas de contágio
De acordo com a médica Raquel Xavier de Souza Saito, a transmissão da poliomelite ocorre ao falar, tossir ou espirrar, por via fecal-oral, por contato com objetos, alimentos e água contaminadas com fezes de doentes ou portadores. “A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária também favorecem a transmissão. Como para a maioria das doenças virais, não há tratamento específico para a poliomielite, apesar disso, casos suspeitos ou confirmados devem ser hospitalizados”, disse.
Consequências
Segundo dados Organização Panamericana de Saúde (OPAS), uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios. Enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a doença.
Na Capital, a vacinação é oferecida em todos os Centros de Saúde, de segunda a sexta-feira, e de segunda a sábado na Policlínica da Mulher (Rua Esteves Jr, 89 (Centro) e na van itinerante.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br