00:00
21° | Nublado

Atenção aos preços: postos de SC começam a repassar reajuste do GNV

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 02/07/2021

Com o reajuste da tarifa do GNV (Gás Natural Veicular) a partir dessa quinta-feira, 1º de julho, alguns postos de combustível em Santa Catarina estão praticando a reposição imediata dos preços aos usuários. Após o reajuste, de R$ 0,7631/m³ a SCGÁS comercializa o insumo aos postos pelo valor de R$ 2,7830/m³.
 
A SCGÁS salienta que a tarifa aplicada ao mercado, o que inclui os postos, é regulada e orienta os usuários a ficarem atentos a aumentos acima do valor praticado. Além disso, o preço que os postos estão praticando nas bombas é regulado. Nesse sentido, a distribuidora orienta os usuários a entrarem em contato com o PROCON, no telefone 151, caso se sintam lesados.
 
A distribuidora entende ainda que que o GNV é um produto que atende a um público que busca a economia para suas atividades profissionais, logo possui um importante papel social, que deve ser entendido e respeitado por toda cadeia do insumo.
 
Regulação da Tarifa do GNV 
 
A tarifa do GNV praticada aos 138 postos em Santa Catarina é regulada pela ARESC (Agência Reguladora de Serviços Públicos em Santa Catarina) e os reajustes acontecem apenas duas vezes ao ano, em janeiro e julho. Ao contrário dos combustíveis líquidos como a gasolina, por exemplo, que já sofreu diversos reajustes em 2021 e atinge níveis históricos de preço. 
 
Atualmente, as tarifas do gás natural possuem, no Estado, três componentes: o custo do gás e do transporte, que corresponde a 70% do valor da tarifa e tributos sobre as vendas (ICMS estadual e PIS/COFINS federal), de 20,14%. A menor parte da tarifa, de 9,5%, é a margem bruta de distribuição, que é utilizada para expansão da rede de gás natural no Estado. O último reajuste foi impulsionado, principalmente, pelo aumento no preço do petróleo tipo brent no cenário internacional.

Da redação

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!