Anita Garibaldi tem celebração de aniversário
Na manhã desta quarta-feira, 11, foi aberto oficialmentec aberto o “Colóquio Internacional dos 200 anos de Anita Garibaldi: história, identidade e literatura”. Organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o evento, no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, integra o Calendário Internacional Comemorativo ao Bicentenário de Nascimento da Heroína de Dois Mundos. As comemorações visam difundir a memória e a história da heroína, além de promover e solidificar o turismo histórico, cultural e cívico no estado.
O governador Carlos Moisés entregou simbolicamente a Medalha Anita Garibaldi, a maior honraria de Santa Catarina, aos autores do Projeto Internacional Dois Mundos e Uma Rosa para Anita, Gianpaolo Grilli, Alessandro Ricci e Andrea Antonioli, que também é diretor do Museu e Biblioteca Renzi, parceiro de Santa Catarina nas comemorações; além de Annita Garibaldi Jallet, bisneta da heroína. Ainda, como parte das comemorações, foi lançado o Concurso Literário Bicentenário de Anita Garibaldi.
A medalha
A Medalha do Mérito Anita Garibaldi é concedida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, no campo de suas atividades, tenham contribuído direta ou indiretamente para o engrandecimento do Estado.
Os italianos homenageados, que estavam conectados por videoconferência, foram representados pelo diretor do Museu e Biblioteca Renzi Andrea Antoniolli. Ele agradeceu e informou que estavam honrados com a honraria: "Com o projeto do Bicentenário, o nosso desejo é criar intercâmbio cultural e turístico, sempre olhando para novas gerações e transmitindo valores de amor e solidariedade".
A bisneta Annita Garibaldi Jallet pontuou que, mesmo que a pandemia tenha dificultado a realização de diversas ações, é sempre importante um momento de lembrá-la e, assim, mantê-la para sempre em nos corações. “Agradeço pela bela iniciativa de Santa Catarina, a qual sou ligada por sentimentos profundos, por ter conhecido a sua gente e ter sido acolhida com muito afeto e amizade.”
Além das medalhas e do Diploma do Decreto de Outorga, os homenageados receberam uma réplica da fachada da casa onde Anita Garibaldi viveu em Laguna.
Durante o evento também foi lançado o “Livro de Anita”, de Edla Zim, e “Dois Mundos e uma Rosa para Anita”, de Adílcio Cadorin.
Participaram dos atos o secretário da Educação, Luiz Fernando Vampiro, Executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, os deputados estaduais Ada de Luca e Silvio Dreveck, o vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, entre outras autoridades.
Ano de Anita
O governador Carlos Moisés instituiu o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi por meio do Decreto 1.173/2021. Desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem trabalhando na preparação das programações que marcam este ano.
Criada para organizar as comemorações, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019.
O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.
Anita Garibaldi
Nascida em 30 de agosto de 1821, no Sul catarinense, Ana Maria de Jesus Ribeiro ficou internacionalmente conhecida como Anita Garibaldi. Recebeu o título Heroína dos Mundos por ter participado de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi. Ela lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos, em Santa Catarina, e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Morreu em 1849, aos 27 anos, e teve os restos mortais sepultados na Coline de Gianicolo, em Roma.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp