00:00
21° | Nublado

Curta de Ronaldo dos Anjos será apresentado no FAM e fecha trilogia sobre condição humana

Cena do filme 'O Demônio e As Margaridas', de Ronaldo dos Anjos (Crédito: Divulgação)

Publicado em 14/06/2016

Baseado no conto homônimo de Péricles Prade, o curta 'O Demônio e As Margaridas', de Ronaldo dos Anjos, será lançado neste sábado, 18/06, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina durante o 20ª Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM.

Com 15 minutos de duração e roteiro escrito por Ronaldo, em parceria com o escritor Silveira de Souza, o filme retrata com bom humor o diálogo entre o tatuador Jerônimo, vivido por Paulo Vasilescu, e o diabo, encarnado por Lug de Paula. O demônio havia liberado os direitos autorais de sua imagem para que Jerônimo pudesse ganhar muito dinheiro, mas houve quebra contratual e os dois travam um diálogo de argumentos e dissimulações.

A trilogia faz uma abordagem da condição humana, da fé e da crença que as pessoas têm necessidade de se apegar, das interrogações quem sou eu, de onde vim, para onde vou. No primeiro filme, O Santo Mágico, baseado no livro de Harry Laus, o personagem principal era uma luz misteriosa, interpretada como santo, demônio ou outra divindade; no segundo curta, Astheros, também inspirado em conto de Péricles Prade, o protagonista era um monge; e o ciclo é fechado agora com uma história em torno do diabo.

O filme teve uma locação principal, no Estúdio 566, em Cacupé, e foi utilizada a fachada do bar Tailesyn, no centro antigo de Florianópolis. Custeado com R$ 120 mil, provenientes da lei Rouanet, o curta foi patrocinado pela Eletrosul, Celesc, Badesc e Zoom Tecnologia. Mas o projeto ainda está em fase de captação para pagar a finalização, feita em colaboração com a equipe.

Da redação