Veja como harmonizar pratos típicos com vinhos
Em temporada de festas e renovação, sommelière da Wine dá dicas sobre como combinar vinhos com as delícias da culinária chinesa

O Ano Novo Chinês começa no dia 29 de janeiro de 2025, seguindo o calendário lunissolar, uma combinação do ciclo lunar e solar que reflete a relação milenar entre o tempo, a agricultura e as tradições culturais. Essa data, também conhecida como Festival da Primavera, é uma das mais importantes na China, sendo marcada por festivais vibrantes e rituais que simbolizam renovação, sorte, família e prosperidade para o ano que se inicia.
Para celebrar a festividade, Marina Bufarah, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, comenta sobre pratos e iguarias chinesas populares no Brasil, bem como indica vinhos para harmonização: “De modo geral, os pratos chineses são ricos em sabores contrastantes, equilibrando doce, salgado, ácido e picante, além de texturas variadas”. diz a sommelière. “Para harmonizar com vinhos, é importante considerar o equilíbrio dos temperos e evitar que o vinho seja sobrepujado. Pratos levemente apimentados combinam bem com vinhos brancos aromáticos e ligeiramente doces, como Riesling. Para carnes e molhos intensos, tintos frutados e de taninos suaves, como Pinot Noir, podem ser ótimas escolhas”.
Confira as sugestões de menu abaixo para contemplar a celebração:
Porco agridoce e espumante
O porco agridoce é um dos pratos mais tradicionais e difundidos da China, sendo parte da mesa em praticamente todos os cantos do país. Essa iguaria tomou o mundo e ganhou grandes fãs, consistindo em carne de porco frita acompanhada por legumes num molho agridoce que leva açúcar, vinagre e molho de soja. Uma união de sabores que pede acidez equivalente para limpar o paladar e certa doçura para equilibrar o molho, características que se destacam em bons espumantes, como o chileno Espumante U By Undurraga D.O. Región del Valle Central Demi-Sec, com nuances frutadas e muita refrescância.
Rolinho primavera e vinho rosé
Um petisco clássico que faz muito sucesso no Brasil, em especial, nos restaurantes de comida asiática é o famoso rolinho primavera. Acredita-se que ele foi criado para a festa da primavera, quando cada família fazia os rolinhos para presentear amigos e familiares. Aqui temos até uma versão com queijo, mas a tradicional leva legumes e combina muito bem com vinhos leves e frutados, como o rosé brasileiro Kaipu Rosé 2023, que traz frescor e leveza na medida certa, trazendo notas de frutas vermelhas, florais e cítricas.
Guioza e vinho tinto leve
Outra receita tradicional e com significado cerimonial na China, eleita como a comida oficial do Ano Novo chinês, são os guiozas ou dumplings, bolinhos cozidos no vapor ou fritos, recheados principalmente com carne de porco e repolho. Essa iguaria pede um vinho leve, macio e frutado, para combinar com suculência e suavidade do recheio, como o vinho tinto uruguaio Pueblo del Sol Pinot Noir 2024, que equilibra bem os sabores e texturas com delicadeza, taninos discretos e notas refrescantes de frutas vermelhas.
Chow Mein e espumante rosé
Uma comidinha de rua bem comum e queridinha popularmente é o Chow Mein. Preparado em diversas versões, pode levar carne de frango, boi e até camarão com muito vegetal. Elaborado com macarrão wok, é misturado com proteínas como carne suína ou frango e molhos típicos. De fácil preparo, esse prato mais untuoso harmoniza bem com vinhos muito leves, como o brasileiro Espumante Maraví Rosé Brut. Cremoso como a textura do prato, a indicação vai bem com a complexidade de sabores que envolve o prato à base de macarrão.
Confira abaixo mais notícias relacionadas.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
