00:00
21° | Nublado

Os tipos de feijão que você precisa conhecer
Do carioca ao vermelho, veja como preparar receitas saborosas e nutritivas com o grão mais amado do Brasil

Os tipos de feijão que você precisa conhecer
Saiba como variar no preparo e tirar o máximo proveito nutricional de um dos alimentos mais presentes nas mesas brasileiras. (Foto: Divulgação)

Publicado em 24/07/2025

Para o brasileiro, poucas combinações são tão afetivas e representam tão bem a cultura nacional quanto o arroz com feijão. Presente no prato de milhões de pessoas todos os dias, o feijão é um alimento cheio de histórias, sabores e benefícios, e vai muito além do básico. Democrático e versátil, o grão pode ser protagonista de preparos diversos, de clássicos regionais a pratos modernos e nutritivos.

Com mais de 40 mil variedades catalogadas no mundo, o feijão também é um aliado da saúde. Rico em fibras, proteínas e com baixo índice glicêmico, ele contribui para uma digestão mais eficiente, prolonga a saciedade e auxilia no controle do colesterol e do apetite, sendo um importante parceiro de quem busca uma alimentação equilibrada.

Pensando nisso, reunimos os tipos de feijão mais consumidos no Brasil e algumas dicas de como aproveitá-los ao máximo na cozinha. Confira!

Feijão Carioca

O mais popular entre os brasileiros, tem grãos arredondados e coloração bege com listras marrons. Cozinha rápido, rende um caldo saboroso e acompanha muito bem o arroz branco no dia a dia. Também combina com carnes grelhadas, frango ensopado e até peixe. É fonte de cobre, molibdênio e fitonutrientes que auxiliam na prevenção de doenças, além de melhorar o trânsito intestinal.

Feijão Preto

Queridinho do Sudeste e Sul, brilha na tradicional feijoada e vai bem também em pratos como o chilli mexicano ou acompanhando arroz soltinho com farofa. Possui sabor marcante, alto teor de ferro, magnésio, ácido fólico e ainda pequenas quantidades de ômega 3, que ajuda a cuidar do coração.

Feijão Branco

Com grãos alongados e sabor mais suave, é ideal para receitas leves e nutritivas, como sopas, saladas e o cassoulet. Rico em antioxidantes e faseolamina — substância que auxilia em dietas de controle de peso —, também é fonte de minerais como zinco, cálcio, magnésio e ferro. Seu consumo fortalece a imunidade e ajuda a retardar o envelhecimento celular.

Feijão Vermelho

De grãos maiores e cor intensa, o feijão vermelho se destaca em saladas frias e pratos com carnes vermelhas. Fonte de vitamina K, protege o sistema nervoso e ajuda a combater os radicais livres. Também possui alto teor de fibras, contribuindo para a saciedade e a prevenção de enxaquecas e cálculos renais.

Seja para uma refeição rápida durante a semana ou para pratos mais elaborados, o feijão é um ingrediente que combina nutrição, sabor e afeto, e continua sendo o grande protagonista das mesas brasileiras. A seguir, confira uma receita especialmente compartilhada pela marca Meu Biju, que pode te ajudar a redescobrir o valor do feijão em seu prato.

Mungunzá salgado

Ingredientes

– 500 g de feijão branco

– 3 colheres (sopa) de manteiga

– 1 cebola cortada em cubos

– 3 dentes de alho amassados

– 200 g de linguiça calabresa cortada em meia-lua

– 180 g de paio cortado em rodelas

– 180 g de charque dessalgado cortado em cubos médios

– Sal a gosto

– ½ xícara (chá) de pimenta-biquinho

– Salsinha a gosto

MODO DE PREPARO

Cozinhe o feijão branco de acordo com as instruções da embalagem. Em uma panela fria, coloque a manteiga, a cebola, os dentes de alho e refogue bem, pingando água aos poucos, para não deixar queimar e prolongar o processo de fritura, intensificando o sabor da receita. Depois, acrescente a calabresa, o paio e o charque, já dessalgado, deixando refogar bem. Lembre-se de não ficar mexendo toda hora, para fritar bem as carnes. E, se for necessário, vá pingando água aos poucos.

Depois que o feijão já estiver cozido, pegue duas conchas só de grãos, com 1/4 de xícara de caldo, e bata ainda quente no liquidificador até se tornar um creme uniforme. Despeje na panela com as carnes refogadas, acrescente o feijão e deixe ferver por 5 minutos. Coloque o sal, a pimenta-biquinho, prove e veja se é necessário acertar alguma coisa. Finalize com salsinha fresca picada e, para complementar o sabor, arroz e farofa caem muito bem como acompanhamento.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI