Como o fondue conquistou o Sul do Brasil
Conheça a origem humilde do fondue e sua transformação em prato gourmet

Como alternativa alimentar para os dias de inverno rigoroso na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial, surgiu um dos maiores ícones da gastronomia para o frio: o fondue. Com registros de existência desde o século XVIII, o fondue nasceu como uma solução prática para os camponeses que moravam nas regiões montanhosas da Suíça. Devido às batalhas e o frio intenso, eles não conseguiam buscar alimentos frescos nas cidades e utilizavam restos de queijo — já que eram produtores de leite — para derretê-los e comer com pães endurecidos. Uma invenção nutritiva e quente para aguentar o frio, ainda que bem distante da ideia de sofisticação que o fondue carrega atualmente.
Influência francesa
Apesar da naturalidade suíça, o fondue contou com o apoio da França para se popularizar. Fazendo fronteira com o país onde o alimento tem origem, a França carrega participação até no nome do prato, que vem do termo francês “fondre”, cujo significado é “derreter”.
Com o passar dos anos, o fondue se tornou sinônimo de sofisticação e passou a representar uma receita refinada para a gastronomia global. Essa evolução também teve influência francesa — eles foram os responsáveis por ajudar na aprimoração da técnica e dos ingredientes, trazendo ainda mais qualidade e diversidade de sabores ao fondue.
A popularização do prato aconteceu na década de 1930, quando a organização de marketing e comércio da Suíça, denominada “União do Queijo Suíço” destacou o fondue como um símbolo da identidade do país. Por volta de 1950, a invenção foi apresentada na Feira Mundial de Nova York pelo chef Conrad Egli — atitude que projetou o prato para o cenário gastronômico mundial.
A chegada ao Brasil
Um dos diversos países a se encantar pelo fondue foi o Brasil, quando a invenção chegou à Gramado (RS) em 1974. O responsável foi o empreendedor Clécio Gobbi, após viagens pela Europa. Ele tinha um hotel na Serra Gaúcha e decidiu servir o fondue, pois acreditava que combinava com a atmosfera romântica de Gramado.
Além disso, o fondue de chocolate, no Brasil, foi uma invenção de Clécio, ainda em meados dos anos 70. Ele e o amigo Jayme Prawer — que era proprietário de uma loja de chocolates —, decidiram criar uma versão doce da receita e servir com frutas. Assim, nasceu uma das sobremesas mais pedidas durante o inverno.
Receita do fondue de queijo tradicional
Se você está procurando como fazer fondue de queijo com vinho branco de forma simples, cremosa e deliciosa, chegou ao lugar certo. Esta receita tradicional combina queijo gruyère ou emmental, vinho branco seco e um toque de kirsch ou vodka para realçar o sabor. Ideal para noites aconchegantes, encontros especiais ou para impressionar em uma reunião com amigos, este fondue conquista todos os paladares. Descubra abaixo o passo a passo e dicas para obter o ponto perfeito!
INGREDIENTES
1 dente de alho cortado ao meio
375 ml de vinho branco seco
500 g de queijo gruyère ou emmental, grosseiramente ralado
3 colheres de chá de amido de milho
2 colheres de sopa de kirsch ou vodka
1 pitada de noz-moscada
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
175 g a 225 g de pão por pessoa, cortado em cubos
INSTRUÇÕES
Esfregue o interior da panela de fondue com o dente de alho. Isso transfere o sabor sem deixá-lo dominante.
Descarte o alho.
Despeje o vinho branco na panela e aqueça em fogo médio até levantar fervura.
Abaixe o fogo e, aos poucos, adicione o queijo — um punhado por vez — mexendo vigorosamente até que derreta completamente antes de adicionar mais.
Dica: Adicionar muito queijo de uma vez pode dificultar a mistura e comprometer a textura do fondue.
Em um recipiente separado, misture o amido de milho com o kirsch ou a vodka e incorpore rapidamente à panela.
Continue cozinhando e mexendo até que a mistura esteja cremosa e levemente elástica.
Tempere com noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto.
Transfira o fondue para a panela própria com chama baixa. Isso manterá o fondue aquecido e com a consistência ideal, sem grudar.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
