00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 19/09

Fenachopp retorna com força total no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 19/09/2025

De volta

    A Fenachopp, que foi uma tradicional festa de Joinville, está de volta, felizmente. Será celebrada entre 25 deste mês a 5 de outubro, nas dependências da Sociedade Rio da Prata. Além de bandas típicas e culinária oferecida por restaurantes, estarão presentes 30 cervejarias artesanais.

 

 

Cobrança

   Em reunião com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Batista Pinto Silveira, o presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli, entregou dados técnicos e cobrou agilidade na implantação das oito novas varas federais destinadas a SC.  A conquista é resultado de intensa articulação da seccional e histórica, já que o Estado não recebia novas unidades há 20 anos. Mandelli demonstrou que atualmente 50 mil processos de execuções fiscais oriundos de SC estão tramitando em cidades distantes do Estado, como Santa Maria (RS). SC tem um volume de processos federais 14,51% maior que o Rio Grande do Sul e 15,31% que o Paraná. O TRF4 vai definir onde serão instaladas e a OAB-SC atua para que a advocacia seja ouvida.

 

 

Outra obra

   Balneário Camboriú atraiu atenções da mídia nacional e internacional com o “engordamento” de sua Praia Central em 2021. E agora continua com uma grande obra decorrente, que é a construção de um muro subterrâneo de 6 mil metros de extensão, composto por uma estrutura de concreto  projetada para conter a erosão marinha e segurar a areia da praia. Os primeiros 1.550 metros estão em obras desde agosto.

 

 

Autismo

    A Assembleia Legislativa está liderando o primeiro censo específico para mapear pessoas com autismo em SC para que, com dados, se possa adequar políticas públicas e serviços de apoio e inclusão. A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), está ajudando muito nisso.

 

 

Grau

   Andar de bicicleta ou motocicleta com a roda da frente para cima, realizando manobras radicais. Quem já não fez isso ou se arriscou a fazer? Essa prática se chama grau, que de repente virou febre em SC, a ponto do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) protocolar um projeto de lei que institui “o Programa Estadual de Incentivo à Prática Segura do Grau e às Manobras Esportivas com Bicicleta no Âmbito do Estado”.

 

 

Danças proibidas

   Passou pela comissão de mérito – que é a de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – da Assembleia Legislativa, projeto que proíbe  a exposição de crianças e adolescentes, no âmbito escolar, a danças que aludam a sexualização precoce. A iniciativa ganhou apelo popular recentemente quando o influenciador Felca denunciou em redes sociais a exploração de menores.

 

 

Russos chegando 1

    Interessante reportagem da “Folha de S. Paulo” mostra que SC, que tem registrado o maior saldo migratório do Brasil nos últimos anos, tem atraído famílias russas, que para cá vem se mudando para ter filhos e garantir o passaporte nacional e, assim, conseguir maior liberdade de circulação internacional.

 

 

Russos chegando 2

   Florianópolis é a cidade com mais registros de residência de imigrantes russos no Brasil, conforme o Observatório das Migrações Internacionais, ligado ao Ministério da Justiça. Desde 2021, foram emitidos 1.050 vistos na capital de SC. 

 

 

Russos chegando 3

   Migrantes ouvidos dizem, em sua maior, ter escolhido Florianópolis por oferecer segurança semelhante à de seu país de origem. A opção  natural seria o Rio de Janeiro, que tem sido descartada por ser uma cidade perigosa. Dizem ainda que boa parte trabalha remotamente para empresas russas ou vive de investimentos.

 

 

Novas drogas

    Mereceu uma celebração – mas que também acendeu luz de alerta - no Ministério da Justiça  -  a identificação, pela Polícia Científica de SC, com o apoio da Polícia Federal, da circulação, pela primeira vez no Brasil, de três novas drogas, duas encontradas em um produto industrializado estrangeiro, conhecido como Magic Mushroom Gummies, da marca TRE House.

 

 

Escolas militares

    O Supremo Tribunal Federal formou maioria para autorizar, de forma provisória, a implementação do modelo de escolas cívico-militares no Estado de São Paulo. Ainda não analisou o mérito da ação e deverá decidir futuramente sobre a constitucionalidade do formato educacional. O curioso é que uma lei estadual que instituiu o modelo também em SC não é motivo de questionamento.

 

 

Radicalismo

  Não faz parte da maturidade política dos catarinenses o que alega o padre Júlio Lancelloti, conhecido religioso paulista que “por pressões, ameaças e a atual conjuntura” conforme ele mesmo alegou, em dar maiores detalhes,  cancelou  visita que faria a Blumenau no começo de outubro a convite de um grupo de estudo do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Triste e lamentável.

 

 

Pelo mundo

   O grupo Manezinhos, uma confraria turístico-esportiva coordenada pelo advogado Nestor Lodeti, fundada em 1998 e tão famosa que até foi recebida em audiência especial pelo papa Francisco, no ano passado, composta por profissionais liberais, empresários, políticos e esportistas, dentre outros, que já visitou 45 países utilizando a linguagem do futebol para estreitar amizades, se prepara para a 38ª viagem, desta vez para Espanha, Itália e Portugal, em outubro. Como sempre, disputará dois jogos de futebol, em Livorno e Lisboa. Desde 1998 os “craques da confraria” disputaram 76 jogos internacionais, em campos espalhados pelos cinco continentes.

 

 

Tatuagem

  Que sirva de alerta o julgamento, pelo TJ-SC, de um tatuador do Vale do Itajaí, condenado por lesão corporal gravíssima depois de tatuar um adolescente de 16 anos sem o consentimento dos pais. O juiz responsável pelo caso considerou que a tatuagem feita no pescoço configurou deformidade permanente.

 

 

Rádios

   O Ministério das Comunicações vai lançar esta semana um edital para contemplar 1.266 municípios de todo país com rádios comunitárias. Em SC, serão 91.

 

 

Independência retórica

    O Tribunal de Contas de SC está veiculando uma peça publicitária nos meios de comunicação onde se proclama como uma instituição “independente e autônoma”. Acontece que no relatório anual do órgão, relativamente ao exercício de 2024, consta que o Tesouro do Estado repassou ao TCE/SC um montante de R$ 600,7 milhões, um valor equivalente a 1,83% da receita líquida disponível.  Ao contrário do que a publicidade proclama, isso significa 100% de dependência do Tesouro, que inclusive se forma de dinheiro público arrecadado através de impostos. Ou seja, em última análise, é o contribuinte que sustenta mais esta estrutura. 

 

 

Leia também:

- Prefeitura notifica ocupação irregular de áreas comerciais

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?