00:00
21° | Nublado

Planeta.doc entrega carta-manifesto à COP30
Evento reúne economistas, cineastas e pesquisadores para discutir mudanças climáticas

A carta-manifesto será assinada por todos os palestrantes, reunindo reflexões e propostas que servirão como um mosaico de soluções para a crise socioambiental. (Foto: Maria Eduarda Prado)

Publicado em 25/09/2025

Nesta quinta-feira, 25, o Planeta.doc Conferência entrega uma carta-manifesto produzida por todos os palestrantes e em nome do evento à direção da COP30. O ato simbólico acontece a partir das 18h30, no auditório da reitoria da UFSC, como programação conjunta do Planeta.doc com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Trata-se da etapa da Grande Florianópolis das Conferências Regionais sobre Mudanças Climáticas em Santa Catarina, que também funciona como uma iniciativa para consulta popular sobre os temas relacionados à COP, e é promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, em parceria com a Escola do Legislativo da ALESC.

O Planeta.doc Conferência vai entregar uma carta com reflexões, intenções e soluções de todos os palestrantes e em nome do evento. A carta-manifesto pretende ser um mosaico das vozes presentes na conferência e um chamado da ciência para a crise socioambiental. Cada cientista fará uma declaração por escrito ao final do evento e assinará uma carta geral para reunir as principais ideias e o consenso da conferência.

Palestra com economista da USP

O economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Ladislau Dowbor, vai falar sobre resgatar a função social da economia, a partir das 11h no auditório da reitoria da UFSC. Dowbor é um dos nomes mais esperados da conferência. Ele foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de organizações do sistema "S". É autor e co-autor de cerca de 45 livros.

Debate sobre cinema e transformação social

A partir das 14h30, cineastas e pesquisadores debatem o tema das transformações sociais a partir da produção cinematográfica. Vão participar do debate o cineasta canadense Todd Southgate, que produziu mais de 50 documentários, especiais de televisão e vídeos sobre questões como superpesca, desmatamento ilegal, mudança climática e energia nuclear; e a historiadora Camila Moreno, que é pesquisadora sênior da Cátedra UNESCO/UFF sobre Desigualdades Globais e Sociais. Estará presente também o antropólogo e professor da UFSC, Rafael Devos, que atua em temas como percepção ambiental, paisagens costeiras, antropologia da técnica e relações multiespécies. E ainda Célio Turino, que é historiador, escritor e doutor em Humanidades pela USP. O debate vai acontecer após a exibição de uma seleção de filmes de temática socioambiental.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI