Obra em estação ampliará sistema na região central de Florianópolis
Inaugurada há quase 25 anos, a Estação de Tratamento de Esgoto Insular, maior unidade de depuração de efluente sanitário de Florianópolis, passa por obras de ampliação e modernização de sua estrutura.
As obras da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - Casan iniciaram em fevereiro deste ano, com a fundação para construção de um novo tanque aerador. De acordo com a Companhia, serão realizadas melhorias nas instalações elétricas e nas estruturas de apoio da estação, com adequação ao novo processo de tratamento que será adotado. A unidade também terá sua capacidade ampliada, passando da depuração de 296 L/s para 612L/s.
A modernização do tratamento será obtida com a substituição do sistema atual, de lodos ativados por aeração prolongada, pelo MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor)/ Reator de Biofilme de Leito Móvel, uma tecnologia mais avançada.
A Casan destaca que, entre as vantagens do MBBR, estão a melhoria na eficiência do tratamento e maior simplicidade na operação do sistema, além de maior capacidade de suportar as variações nas vazões de pico, que acontecem nos meses chuvosos.
A ETE também passará a fazer o tratamento de esgoto em nível terciário, considerado o mais completo, pois além de matéria orgânica remove fósforo e nitrogênio do efluente final.
Ampliação do SES Insular
As obras na ETE Insular possibilitarão ampliar o sistema de esgotamento sanitário na região central de Florianópolis, com a implantação de rede de coleta de esgoto nos bairros José Mendes e Morro da Lagoa.
Também será possível pôr em operação a rede assentada nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal. Ao total serão beneficiados aproximadamente 225 mil habitantes.
A ampliação do SES Insular integra o Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina, direcionado expandir o saneamento básico em todas as regiões – e uma das ações prioritárias do Governo do Estado. O valor total do empreendimento é de R$144,8 milhões, viabilizados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Notícias relacionadas Ver todas
21° | Nublado