Florianópolis emplaca oito finalistas
Referência para o país na área de tecnologia, Florianópolis tem oito finalistas no Prêmio Inovação Catarinense, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). É o segundo melhor resultado regional, puxado principalmente por órgãos públicos, instituição de ensino e entidade.
De acordo com o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, os objetivos do prêmio são incentivar a geração de inovação e reconhecer pessoas, empresas e organizações que inovam em todo o Estado. “Além de fomentar e apoiar, precisamos inspirar as pessoas. O Prêmio Inovação Catarinense é um misto de homenagem, reconhecimento e incentivo”, destaca.
Confira os finalistas:
Na categoria Agente da Inovação, o professor Régis Henrique Gonçalves e Silva representa a Universidade Federal de Santa Catarina. Ele é coordenador do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (Labsolda), do Departamento de Engenharia Mecânica. Entre os resultados para o grupo, conseguiu um acordo de cooperação com instituições alemãs para intercâmbio de estudantes. Também realizou parcerias com grandes indústrias, como a WEG.
Ainda da UFSC, as estudantes do curso de Zootecnia Larissa Sobolewski Magassy Baptista e Manoela Karolina Ribeiro Santos disputam o primeiro lugar na categoria Projeto Acadêmico Inovador. Elas desenvolveram um biscoito assado para ajudar na saúde bucal dos cães. Como a falta de escovação dos dentes dos pets pode acarretar doenças, as jovens usaram extrato de romã e própolis para garantir a limpeza e o bem estar animal.
Saindo das salas de aulas e seguindo para o empreendedorismo, a emplacou três empresas que disputam nas categorias Empresa Inovadora e Inovação em Produto.
A Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil, finalista como Empresa Inovadora, é pioneira no uso de inteligência artificial na indústria brasileira. Atualmente, desenvolve soluções de Data Analytics para empresas de grande porte nacionais e internacionais. Em 2020, foi aprovada no programa Tecnova, realizado pela Fapesc para desenvolvimento de produtos inovadores.
As empresas Brasilrad Consultoria em Radioproteção e Dayback Energy, ambas da capital catarinense, são finalistas na categoria Inovação em Produto. A primeira faz consultoria para implementação de sistema de radiografia. Já a segunda realiza monitoramento de consumo de energia.
Órgãos públicos e entidades
Um dos destaques é a participação de órgãos públicos e entidades na disputa. Na categoria Governo Inovador, o Governo do Estado emplacou dois finalistas: a Santur e a Jucesc.
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) inscreveu a ferramenta Almanach, que disponibiliza material sobre o turismo no Estado. Os indicadores ajudam gestores públicos e privados a traçarem as melhores políticas para o setor.
Já a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) lançou o Jucesc Digital, que permite a abertura e o fechamento de empresas totalmente on-line, o que dá agilidade ao processo. O recurso se tornou ainda mais importante nesse momento de pandemia por evitar o contato físico.
Por fim, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) está na final na categoria Inovação em Serviço ou Processo. A entidade desenvolveu o Programa Intercomp (International Competitiveness), plataforma de internacionalização para tornar a indústria catarinense mais competitiva no mercado exterior.
Premiação
Serão premiados os três primeiros lugares com R$ 15 mil, R$ 10 mil e 5 mil. A cerimônia será realizada totalmente on-line no dia 27 de abril, a partir das 14h, pelo YouTube da Fapesc ou pelo Facebook.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!