Florianópolis emplaca oito finalistas

Referência para o país na área de tecnologia, Florianópolis tem oito finalistas no Prêmio Inovação Catarinense, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). É o segundo melhor resultado regional, puxado principalmente por órgãos públicos, instituição de ensino e entidade.
De acordo com o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, os objetivos do prêmio são incentivar a geração de inovação e reconhecer pessoas, empresas e organizações que inovam em todo o Estado. “Além de fomentar e apoiar, precisamos inspirar as pessoas. O Prêmio Inovação Catarinense é um misto de homenagem, reconhecimento e incentivo”, destaca.
Confira os finalistas:
Na categoria Agente da Inovação, o professor Régis Henrique Gonçalves e Silva representa a Universidade Federal de Santa Catarina. Ele é coordenador do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (Labsolda), do Departamento de Engenharia Mecânica. Entre os resultados para o grupo, conseguiu um acordo de cooperação com instituições alemãs para intercâmbio de estudantes. Também realizou parcerias com grandes indústrias, como a WEG.
Ainda da UFSC, as estudantes do curso de Zootecnia Larissa Sobolewski Magassy Baptista e Manoela Karolina Ribeiro Santos disputam o primeiro lugar na categoria Projeto Acadêmico Inovador. Elas desenvolveram um biscoito assado para ajudar na saúde bucal dos cães. Como a falta de escovação dos dentes dos pets pode acarretar doenças, as jovens usaram extrato de romã e própolis para garantir a limpeza e o bem estar animal.
Saindo das salas de aulas e seguindo para o empreendedorismo, a emplacou três empresas que disputam nas categorias Empresa Inovadora e Inovação em Produto.
A Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil, finalista como Empresa Inovadora, é pioneira no uso de inteligência artificial na indústria brasileira. Atualmente, desenvolve soluções de Data Analytics para empresas de grande porte nacionais e internacionais. Em 2020, foi aprovada no programa Tecnova, realizado pela Fapesc para desenvolvimento de produtos inovadores.
As empresas Brasilrad Consultoria em Radioproteção e Dayback Energy, ambas da capital catarinense, são finalistas na categoria Inovação em Produto. A primeira faz consultoria para implementação de sistema de radiografia. Já a segunda realiza monitoramento de consumo de energia.
Órgãos públicos e entidades
Um dos destaques é a participação de órgãos públicos e entidades na disputa. Na categoria Governo Inovador, o Governo do Estado emplacou dois finalistas: a Santur e a Jucesc.
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) inscreveu a ferramenta Almanach, que disponibiliza material sobre o turismo no Estado. Os indicadores ajudam gestores públicos e privados a traçarem as melhores políticas para o setor.
Já a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) lançou o Jucesc Digital, que permite a abertura e o fechamento de empresas totalmente on-line, o que dá agilidade ao processo. O recurso se tornou ainda mais importante nesse momento de pandemia por evitar o contato físico.
Por fim, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) está na final na categoria Inovação em Serviço ou Processo. A entidade desenvolveu o Programa Intercomp (International Competitiveness), plataforma de internacionalização para tornar a indústria catarinense mais competitiva no mercado exterior.
Premiação
Serão premiados os três primeiros lugares com R$ 15 mil, R$ 10 mil e 5 mil. A cerimônia será realizada totalmente on-line no dia 27 de abril, a partir das 14h, pelo YouTube da Fapesc ou pelo Facebook.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Notícias relacionadas Ver todas
