00:00
21° | Nublado

Fazendo a diferença no frio
Como passar de observador a agente de mudança

Personagem anônimo (Foto: Nikolai Ulltang/Pexels)

Publicado em 21/06/2022

Ao longo desses quase dois anos da seção “Personagem da semana”, sempre buscamos trazer pessoas que agregassem conteúdo, resiliência e que trouxessem diferenciais criativos em suas atividades. Já tivemos personagens como uma funcionária da Comcap, que varria as ruas do Cacupé; um canoeiro construindo sua canoa a partir de um troco de Garapuvú; um financista preocupado com o planeta que investe créditos de carbono na Amazônia; um jovem campeão de golfe com uma carreira promissora pela frente e, na semana passada, uma jovem jogadora de futebol que abriu seu caminho em um universo masculino. Enfim, o que não falta são exemplos de persistência, busca de excelência e criatividade.

Nesta semana, nosso Personagem da Semana é anônimo (que vamos chamar de “Roberto”). Explico: ontem, quando abri o telefone tinha uma mensagem dele, um dos mais antigos leitores do Imagem da Ilha, quando ainda era na versão impressa*. Ele relatava em áudio uma situação ocorrida no Rio de Janeiro, onde se comoveu e decidiu nos propor esta pauta.

O Roberto recebeu um link de outro amigo referente à uma matéria sobre uma ação com um morador de um prédio na Tijuca. Observando uma pessoa em situação de rua a partir da janela de seu apartamento, que estava encolhido e enroscado em um cobertor no frio de 15º C do Rio de Janeiro, pensou de que maneira poderia ajudar. Ligou para um aplicativo de venda de comida e pediu uma sopa, mas deu o endereço de onde estava a pessoa e pediu para colocar na nota: “IMPORTANTE: em frente ao número do estabelecimento há um morador de rua dormindo. A sopa é para ele. Por favor, peça ao entregador para entregá-lo”.

Neste quase glacial inverno carioca, um pedido inusitado como este, trazendo solidariedade e um pouco de conforto ao próximo, emocionou até o motoboy que gravou o vídeo da entrega.

O exemplo foi resgatado pelo Roberto que nos acionou. Ele comentou: “Será que posso propor alguma pauta como esta para o jornal, uma pauta que traga um pouco de reflexão sobre o momento atual desta população desassistida? Nós, que estamos no calor do nosso lar, com nossos entes queridos protegidos deste frio e aquecidos, não podemos fazer uma diferença como esta? Se cada um que ler esta notícia se propuser a fazer algo - e não precisa ser nada complicado -, pode ser uma doação para uma entidade, se estivermos na rua, doar comida a pessoas em situação de rua, levar um agasalho, conversar 5 minutos... E se cada pessoa que ler a matéria, compartilhar com amigos e se propor a fazer uma boa ação naquele dia, quem sabe chegamos a algumas centenas de pessoas necessitadas? Afinal, muitos dos que estão ali não estão por vontade própria. Se cada um fizer um pouco, e se doar, quem sabe minimizamos um pouco o sofrimento alheio.”

Então, na verdade, esta semana temos dois personagens anônimos: o que pediu a comida para ser entregue ao morador de rua no Rio de Janeiro, e o Roberto, que propôs que compartilhássemos esta história - já que ele fez uma reflexão e buscou ajuda para a amplitude desta ação. Se envolveu, mostrou sensibilidade, compaixão e amor ao próximo, considerando sua situação atual.  

Nota da redação: Vale lembrar que a Prefeitura Municipal de Florianópolis trabalha com a força tarefa DOA (Defesa, Orientação e Apoio às pessoas em situação de rua), que envolve as secretarias municipais de Assistência Social, Comcap, Guarda Municipal, PMSC, PCSC, IGP, Ministério Público Estadual e Conselhos Comunitários de Segurança no sentido de resgatar das ruas e acolher pessoas em situação de vulnerabilidade.

*O Jornal Imagem da Ilha na versão impressa, que circulou de Maio de 1995 a Maio de 2020, foi substituído pelo Portal Imagem da Ilha. A versão eletrônica tem engajamento médio de 10.000 internautas com acesso médio de até 15.000 páginas ou matérias.

Texto escrito por Hermann Byron

Da redação

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI