A alegria contagiante de Luciana
A alegria contagiante e a simpatia de Luciana Serafim, 42 anos, chamam a atenção de quem passa pelas ruas do bairro Cacupé, em Florianópolis. Manezinha da Ilha, há seis anos, ela, que é funcionária da Comcap, tem a responsabilidade de manter a limpeza do local em dia. Com sua personalidade extrovertida, conquistou os moradores, adultos e crianças, que param para conversar, a chamam pelo apelido e elogiam o serviço prestado. “É gratificante saber que eu estou limpando e as pessoas notam e elogiam o meu trabalho. Aqui não existem diferenças, as pessoas são bem educadas”, conta.
A partir das 7h, de segunda a sexta-feira, Luciana começa o percurso da limpeza, que inclui as calçadas, a praia, além das trocas de papeleiras e a limpeza das lixeiras em geral. Segundo ela, não é nada pesado: “é bem tranquilo, vou fazendo no meu ritmo”, conta. Às 9h tem uma pausa para tomar um café e, após alguns minutos, o trabalho segue até o meio-dia.
Durante a pandemia, Luciana segue a mesma rotina de antes, mas conta que costuma se cuidar bastante, sempre com a utilização de máscara. Ela conta que, durante as horas de trabalho, consegue se distrair das preocupações, admirando a bela natureza do local e interagindo com as pessoas. “Problemas existem, mas não devemos levá-los para o trabalho. Fico admirando essa natureza maravilhosa que não tem preço, esse local calmo, e faço o que precisa ser feito”, diz.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!