Com ventos, como escolher a praia ideal
Dependendo do vento a praia pode estar espetacular ou péssima, saiba com escolher
Você está pronto (a) pra ir à praia em Floripa, porém, se esqueceu de checar um fator muito importante: o vento. Afinal, guarda-sóis e cangas voando não estão nos planos de diversão de ninguém, certo? Por isso, conversamos com um especialista para saber ao certo qual local escolher para aproveitar o dia na praia com conforto e sem a interferência da ventania.
De acordo com o meteorologista Clóvis Corrêa, da Epagri/Ciram, a praia ideal é aquela que não é o impactada diretamente pelo vento, ou seja depende de onde a praia está posicionada, se em Norte, Sul, Leste ou Oeste.
Ele explica que algumas praias são mais afetadas pelo vento sul - que sopra do Sul em direção ao Norte - principalmente no inverno, mas que pode aparecer entre dezembro e março são as praias localizadadas no sul e leste da Ilha: Pântano do Sul, Matadero, Armacão, Campeche, Joaquina, Mole, Galheta, Moçambique e Brava. Portanto quando sopra o vento sul, as praia ideal são as praias do norte da ilha, como: Lagoinha, Ponta das Canas, Canavieiras e Jurerê. No verão, o vento mais comum na capital catarinense é o nordeste, que sopra vindo de Nordeste em direção ao Sudoeste. As praias do Norte recebem este vento que deixa o mar bem mais agitado, portanto vale a ordem inversa, de acima. As melhores praias com este vento são as praias do sul e leste da Ilha
No entanto há algumas exceções: as praias localizadas no Nordeste de Florianópolis, como Ingleses, Santinho e Moçambique, segundo Corrêa, são afetadas tanto pelo vento sul quanto pelo vento norte. Ele explica que, de maneira geral, onde há costões de pedra é possível encontrar as sombras de vento.
Já as praias mais abertas para o mar sofrem influencia tanto do vento sul quanto do nordeste. “Se vier de Leste, apenas a orla virada para o Continente escapa de sua influência direta”, diz.
Nota importante: o meteorologista indica que o período da manhã, antes das 11 hs, como o ideal para aproveitar as praias, pois é quando há menor incidência dos ventos.
Como descobrir a direção do vento?
Diversos aplicativos e sites da internet oferecem o serviço de previsão e condições do vento em Florianópolis, porém há uma maneira prática de descobrir qual é o vento predominante: ao amanhecer, fique em direção ao nascer do sol, aponte o braço direito (Leste). O braço esquerdo, esticado, indicará o ponto oeste. As costas indicarão o ponto sul, e a frente, o norte.
Porém, se você prefere a tecnologia, pode baixar alguns desses aplicativos: Windguru, Windy ou Climatempo.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI