00:00
21° | Nublado

Capital tem cobertura vacinal de 96%
Cidade está entre as cinco cidades brasileiras com o maior número de pessoas totalmente vacinadas

Considerada a principal medida de prevenção contra a doença, a vacina é ofertada nos Centros de Saúde e nas unidades móveis, Vans e Busão da Vacinação (Foto: Divulgação/PMF) **Clique para ampliar

Publicado em 17/10/2022

Nesta segunda-feira, 17, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação como forma de incentivar e reforçar a importância da vacinação no controle e erradicação de doenças. Em Florianópolis, desde o início da vacinação contra a Covid-19, foram aplicadas 1.318.761 doses, de acordo com a Prefeitura da Capital. No momento, o nível de alerta epidemiológico para a doença está baixo, com 152 casos ativos em acompanhamento. O risco potencial baixo se deve, principalmente, à cobertura vacinal que está em 96,42%. 

Variedades: Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC

Considerada a principal medida de prevenção contra a doença, a vacina é ofertada nos Centros de Saúde e nas unidades móveis, Vans e Busão da Vacinação. Este último foi cedido ao município pela Mercedes Benz e começou a circular pelas escolas públicas na primeira semana de julho. 

Outra iniciativa para aumentar a cobertura vacinal foi a adesão à Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite, durante os meses de agosto e setembro. Foi mais uma ação  para acelerar e incentivar a população a atualizar as cadernetas de vacinação e principalmente chamar a atenção para a importância da imunização contra a paralisia infantil. Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunização (PNI) e a vacina contra a Covid-19 foram disponibilizados ao longo da campanha e continuam disponíveis nos postos de vacinação. Mais de 117 mil doses foram aplicadas nesse período.

Previsão do tempo indica instabilidade. Confira!

“A vacinação protege não só a pessoa que é vacinada, mas também aquelas que não desenvolvem a imunidade contra certas doenças. Quanto mais pessoas estiverem protegidas com as vacinas, menor será a chance de uma doença se propagar em uma comunidade, em uma cidade ou país", destaca o secretário municipal da Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva.

Com o objetivo de vacinar o maior número de crianças e reforçar a importância da imunização contra a poliomielite, o mês de setembro contou com mutirões aos finais de semana. Durante a campanha, 15.587 crianças receberam a vacina, o que corresponde a 63% do público-alvo, taxa acima da média nacional de 52%. “Apenas com o esforço de governos e sociedade é possível nos livrarmos dos riscos de retorno desta doença, que matou tantas crianças e deixou outras tantas com sequelas graves e permanentes. É imprescindível que todas as crianças sejam vacinadas”, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor.

Inscrições abertas para o Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI