00:00
21° | Nublado

BRT começa a sair do papel na Capital
Convênio com o governo federal libera R$ 159 milhões para os primeiros trechos do sistema de transporte rápido por ônibus em Florianópolis

Com recursos federais, os dois primeiros trechos do BRT serão implantados entre o Titri e o Saco dos Limões, com 5,2 km de corredor exclusivo. (Foto: Divulgação/UVAGP)

Publicado em 19/05/2025

A capital catarinense vai avançar na modernização do transporte público com a formalização de um convênio no valor de R$ 159 milhões para a implantação dos primeiros trechos do BRT (Bus Rapid Transit). A assinatura está marcada para segunda-feira (19), às 10h, e envolve o governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os recursos, liberados pelo Ministério das Cidades, irão viabilizar os dois primeiros trechos do sistema de corredores exclusivos de ônibus, além da instalação de uma faixa exclusiva ao longo da avenida Mauro Ramos, no Centro da cidade.

O plano contempla aproximadamente 5,2 km de corredor BRT entre o Terminal de Integração da Trindade (Titri) e o bairro Saco dos Limões. Já a intervenção na avenida Mauro Ramos vai abranger 2,67 km, com adequações necessárias para garantir a prioridade do transporte coletivo.

Além dos corredores, o projeto inclui a reforma e construção de 20 novos abrigos de ônibus e a criação de nove estações de embarque, seguindo o modelo de estações rápidas e com maior capacidade.

O prazo estimado para conclusão das obras é de três anos. Após a assinatura, o projeto passará por ajustes com a empresa responsável e seguirá para avaliação da Caixa Econômica Federal. A previsão da prefeitura é que as etapas de revisão, análise e lançamento da licitação levem de seis a oito meses.

Como funciona o BRT?
O BRT é um modelo de transporte coletivo que utiliza ônibus de grande porte — muitas vezes articulados — operando em faixas exclusivas. O sistema é conhecido pela agilidade no embarque, maior eficiência e custo relativamente mais baixo do que outros modais de massa, sendo uma alternativa eficaz para melhorar a mobilidade urbana.

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI