00:00
21° | Nublado

Poltronas que enriquecem e valorizam o décor residencial
Com peso estético e funcional na composição dos ambientes, além de complementar os assentos em uma sala de estar, as peças são vistas como um ornamento e um ‘abraço’ no morador que se aconchega nelas no final de um longo dia

O amarelo entrou no tecido da poltrona para trazer vida e alegria a este living de tons sóbrios. Juntamente com o tapete, a poltrona com a estrutura de madeira exposta ajuda a trazer calor à sala, que também faz vez de home theater. Ideal para se jogar e maratonar uma série | Projeto Paiva e Passarini – Arquitetura | Poltrona Pitu de Aristeu Pires (Foto: Xavier Neto) **Clique para ampliar

Publicado em 02/11/2022

A poltrona é um símbolo não só no universo do design, mas também na cultura. Desde os ornamentais e brilhantes tronos da antiguidade, até o icônico assento de Freud, a peça se desenvolveu e, atualmente, é sinônimo de conforto e luxo. Pode ser colocada no hall de entrada e no quarto como um apoio, na sala para proporcionar mais lugares aos convidados e em outros ambientes com diversos outros propósitos.  

“É difícil citar as favoritas, nós temos uma admiração profunda pelo trabalho de muitos designers e buscamos incorporar essas referências, em nossos projetos junto com o olhar do cliente”, conta a arquiteta Vanessa Paiva. Ela e a sócia, a também arquiteta Claudia Passarini, comandam o escritório Paiva e Passarini – Arquitetura, que tem várias inspirações de design com poltronas para compartilhar. 

Placemaking: WKoerich investe em espaços públicos para comunidades do entorno

A dupla explica que a escolha do modelo começa bem antes da decisão de cor, padrão e outros elementos estéticos. Primeiro, deve-se entender o layout do cômodo onde a peça será inserida e qual dimensão irá complementar melhor o espaço, permitindo conforto e ampla circulação. Além desse fluxo, é importante pautar a seleção da poltrona a partir do tipo de ambiente com a resposta para a pergunta: ‘qual será a sua função aqui?’ Cada objetivo terá uma resposta diferente: home office, quarto para bebê, recepção, living, entre outros. 

Carimbo de um lar bem planejado, a poltrona é aquele item que não pode faltar, seja para que o morador tenha uma opção bastante confortável de lazer e descanso ou para criar um ambiente de confraternização com ampla quantidade de assentos | Na sala de estar executada pelas arquitetas do escritório Paiva e Passarini – Arquitetura, a esplêndida poltrona Mole, de Sergio Rodrigues (Foto: Xavier Neto)

Geralmente, busca-se pela comodidade acima de tudo, porém é comum que a poltrona assuma um papel mais escultural, tendo a sua finalidade atrelada ao visual do espaço, como uma obra de arte. É inegável que os clássicos do design são os mais queridinhos pelos proprietários que decoram seus lares, mas as arquitetas frisam como a diversidade do mercado é interessante para criar uma decoração personalizada e bem-feita. Ao abordar o tema, Claudia comenta: “Nós sempre prezamos pela qualidade da peça, essa é a grande prioridade. Tem um acervo disponível que é interessantíssimo e pessoas talentosíssimas trabalhando no segmento. Adoramos exaltar essa valorização”. 

3 soluções práticas para repaginar sua cozinha

Ainda sobre a composição, brincar com os contrapontos é uma forma de harmonizar o cômodo como um todo. Então, se há a predominância do clássico, vale investir em uma poltrona contemporânea – se o oposto for o caso, e o local se destacar no décor moderno, o assento estofado tradicional complementará bem. Na opinião das especialistas, o acessório tem tudo para ser a ‘cereja do bolo’. 

Veja as inspirações 

U
ma dupla de poltronas é perfeita para acrescentar ao living de quem sempre recebe a família e os amigos para confraternizações. Aqui, o lindo estofado verde traz aquele efeito de ‘crème de la créme’ ao design, combinando os aspectos conforto e ornamento. São bem-comportadas, com amplo espaço de movimentação e acesso à mesinha central | Projeto Paiva e Passarini – Arquitetura (Foto: Xavier Neto)

 

A Poltrona Mole, clássico brasileiro assinado por Sérgio Rodrigues, entrega tudo o que promete: extremamente confortável, atemporal e uma enorme adição à estética de qualquer cômodo. É um investimento que fica para a vida toda e representa o valor do design nacional | Projeto Paiva e Passarini – Arquitetura | Poltrona Mole de Sérgio Rodrigues | Foto: Xavier Neto 

Perante a dúvida: ‘poltrona grande ou poltrona pequena?’, Vanessa Paiva e Claudia Passarini indicam se atentar à linha de móveis que está sendo trabalhada. Na situação de um projeto com desenho mais enxuto, uma grande peça pode romper o estilo. No entanto, tudo realmente vai depender da intenção. Se o objetivo for ‘quebrar’ o visual, o caminho com certeza renderá um resultado interessante | Projeto Paiva e Passarini – Arquitetura | Poltrona Beppi de Estúdio Bola (Foto: Xavier Neto)


A configuração mais ereta conversa com a lógica de diversos ambientes, como a sala de jantar, o home office e, como é o caso deste cantinho, o refúgio de leitura. É normal optar por esse modelo quando o assento está relacionado a um outro objeto, como uma mesa, por exemplo | Projeto Paiva e Passarini – Arquitetura | Poltrona de Marcelo Sommer (Foto: Xavier Neto)

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI