3 soluções práticas para repaginar sua cozinha
Dicas para mudar o visual da cozinha em diferentes cenários de orçamento
Quase 60% dos brasileiros pretendem continuar investindo nas suas casas mesmo quando a pandemia acabar oficialmente, o que tende movimentar o mercado que, nos últimos dois anos, celebrou a grande procura por móveis e insumos para reformas. Esse e outros dados levantados pelo Google e Consumoteca revelam mudanças na forma como nos relacionamos com nossos lares. No mesmo estudo, 42% disseram que, hoje, dão mais valor e se sentem mais conectados à morada.
Placemaking: WKoerich investe em espaços públicos para comunidades do entorno
A cozinha foi umas grandes beneficiadas por esta mudança de perspectiva, principalmente porque os moradores passaram a valorizar mais a experiência do que o simples preparo de refeições – e o próprio Google traz indicadores neste sentido, já que as buscas por termos ligados à cozinha como ‘receita’ e ‘fazer pão em casa’ chegaram a aumentar três dígitos.
Nem todas as cozinhas, no entanto, estavam preparadas para este novo contexto e pode ter batido aquela vontade de reformar a sua, não é mesmo? Só de pensar no quebra-quebra e transtornos associados a uma obra, a ideia pode não sair do papel.
Tudo é uma questão de planejamento, e sempre vão existir opções que cabem em diferentes gostos, necessidades e bolsos! Para te ajudar a pensar em alternativas, a Fani Metais e Acessórios e a arquiteta Beatriz Fabri reuniram abaixo três dicas práticas para repaginar sua cozinha com base em três cenários de orçamento:
Orçamento menor
Monocomando de Mesa 6256 GE606 Linha Gourmet – Fani
Para quem deseja repaginar a cozinha, mas não quer investir em nada muito caro e trabalhoso em termos de obra, uma boa dica é apostar na renovação do espaço entre a bancada e o armário superior ou prateleira, conhecido como frontão ou backsplash. “Faz muita diferença colocar algo ali que seja diferente, porque é um dos principais focos de atenção em uma cozinha. Hoje existem adesivos que imitam perfeitamente aqueles azulejos decorados, o que já dá uma outra cara”, explica a arquiteta Beatriz.
Salas de banho: materiais e soluções para um ambiente confortável
Renovar os puxadores dos armários e usar prateleiras de madeira pinus, que costuma ser um pouco mais barata que outros tipos de madeira, ajudam a renovar o visual. Não se esqueça do verde: vasinhos de suculenta e temperos trazem frescor e aroma. “Vale considerar também a troca da torneira, pois além do visual, é algo que pode proporcionar uma experiência de uso mais prática e confortável que a atual. Não precisa ser um monocomando caríssimo para usufruir disso. Existem boas opções com bica móvel, que permitem direcionar o fluxo de água, facilitando assim o dia a dia na cozinha”, completa a profissional.
Orçamento intermediário
Torneira de Mesa 1167 C42 Linha Íris 42 – Fani
Quem dispõe de uma verba um pouco maior, mas ainda assim não quer assumir o desafio de uma reforma completa, pode recorrer novamente com a renovação dos azulejos, mas optando agora por uma pintura com tintas específicas de epóxi ou acrílica. “Nos armários, além de trocar os puxadores, você pode considerar um novo visual para as portas, pintando-as em tons um pouco mais claros ou mais escuros que a parede, criando uma opção mais contemporânea”, orienta Beatriz.
Poltronas que enriquecem e valorizam o décor residencial
Trocar o piso passa a ser interessante, e pode ser que você nem precise se livrar do antigo. Com o piso vinílico, por exemplo, é possível sobrepor o revestimento antigo – vale consultar, primeiro, se o contrapiso está adequado para isso. “Neste cenário, substituir a torneira antiga por um modelo mais novo, com um design mais suave e orgânico, já dá uma cara mais convidativa e confortável para o ambiente, principalmente quando associada com o visual da madeira”, completa a arquiteta.
Orçamento maior
Monocomando de Mesa 6260 C605 Linha Gourmet – Fani
O céu é o limite para que deseja fazer uma repaginação completa da cozinha, trocando tudo que for possível. É uma reforma mais elaborada, o que pode exigir um pouquinho mais de trabalho por conta de eventuais mudanças estruturais, como a troca de revestimentos ou até mesmo mudar a pia de lugar.
Falando em decoração, uma opção interessante para mudar completamente o astral é usar cores mais claras para maximizar a luz natural, principalmente quando combinada com acabamentos de madeira clara e detalhes em cor.
Ideias charmosas para decorar o corredor
É importante que essas mudanças sejam planejadas coordenadamente dentro de um novo estilo de decoração que, além de uma estética caprichada, seja coerente e cativante para se manter atual por muitos anos até a próxima reforma. “Ter uma torneira que mistura água quente e fria é imprescindível neste cenário, então além do investimento em um monocomando premium, você vai precisar de um sistema de aquecimento d’água (solar, gás, elétrico...), o que implica em mudanças na infraestrutura hidráulica existente”, conclui Beatriz.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI