Bastidores: organização dos canteiros de obras
Engenheiro civil explica como um canteiro de obras organizado e os cuidados com os colaboradores podem afetar na qualidade da entrega dos empreendimentos
Quando pensamos em um canteiro de obras, a primeira coisa que vem à mente é um local caótico, com ferramentas e máquinas espalhadas por todo canto. Mas a indústria da construção civil vem se adaptando às mudanças e melhorias em diversos aspectos, inclusive na organização, buscando a otimização, eficiência e segurança do trabalho, além, é claro, da qualidade do produto final.
A WKoerich, construtora com empreendimentos em Florianópolis e São José, conta com sistemas de organização, seguindo protocolos passados em todos os estágios do projeto e em todas as áreas do canteiro de obras.
Segundo Guilherme Salgado, engenheiro civil da WKoerich, "a organização é o nosso cartão de visitas. Nossos colaboradores sabem que um ambiente limpo e organizado é fundamental para a segurança e a produtividade. Além disso, essa prática reflete diretamente na qualidade final do nosso produto".
A empresa possui diversas certificações, como a PBQP-H Nível A e a ISO 9001:2015, que atestam o compromisso com a excelência em todos os processos. A WKoerich também investe em um programa de segurança e saúde ocupacional completo, com treinamentos regulares, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), e promoção da saúde dos colaboradores.
“Entendemos que limpeza e organização são fundamentais para um ambiente seguro e saudável, por isso adotamos a prática do 5S em nossas atividades diárias. Podemos citar o exemplo de que qualquer caminhão que entre em nosso canteiro durante a fundação, antes de sair, possui os pneus limpos com jato de água para não sujar a rua”, explica.
A WKoerich está sempre em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para seus empreendimentos. A empresa utiliza tecnologias como o Prevision para o planejamento e acompanhamento das obras, o Construflow para a gestão de projetos e o Trello para a organização de tarefas.
"Recentemente adotamos também a utilização de tablets para algumas frentes de serviço nas obras, como o setor de eletricistas, por exemplo. Esse processo visa não só digitalizar o canteiro de obra, mas também a redução do uso de papel - mais uma prática sustentável dentro de nossos canteiros. Acreditamos que a tecnologia pode transformar a construção civil. Por isso, investimos em ferramentas que nos permitem otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência", finaliza Salgado.
Além disso, a construtora adota práticas sustentáveis como a reutilização da água da chuva para as bacias sanitárias das obras e a cura das lajes de concreto e possui plano de gerenciamento de resíduos, na qual realizam a separação e classificação dos materiais gerados em obra para descarte conforme a regulamentação correta de destino.
O fato da construtora possuir uma equipe própria nas obras é um grande facilitador para que tudo isso seja implementado. As práticas são parte recorrente do dia a dia dos colaboradores, garantindo assim a qualidade, flexibilidade e agilidade na execução dos projetos. A ênfase na qualidade se traduz em entregas de alto padrão e na satisfação dos clientes.
A WKoerich investe em tecnologia e protocolos rigorosos para otimizar processos e assegurar a excelência em suas obra.
Da redação
Fonte: WKoerich
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI