Sono de má qualidade pode aumentar riscos de acidentes nas estradas
O excesso de bebida alcoólica e a falta de descanso elevam muito o risco de acidentes de trânsito, situação que aumenta consideravelmente no período das férias de janeiro, em que as estradas ficam cheias e a necessidade de ter cuidado ao volante deve ser redobrada, sobretudo durante as viagens noturnas. “Procure evitar os horários de pico de movimento nas estradas, viaje descansado, sem ingerir álcool e com as horas de sono em dia”, sugere o pneumologista Pedro Genta.
Alguns cuidados podem ser seguidos para propiciar viagens mais seguras. Abaixo, o pneumologista lista três pontos de atenção:
1 - Cuidado com bebidas alcoólicas
Além de diminuir os reflexos e capacidade de concentração durante o dia, bebidas alcoólicas interferem no descanso noturno, pois o álcool provoca relaxamento dos músculos da região da garganta e da língua durante o sono, o que aumenta, consideravelmente, as chances de apneia obstrutiva do sono e a ocorrência de roncos. “Dirigir com sono ou sob efeito de álcool aumenta muito o risco de acidentes automobilísticos. Portanto, evite bebidas alcoólicas antes e, principalmente, enquanto dirigir”, aconselha Dr. Pedro Genta.
2 - Mantenha uma dieta balanceada
O excesso de peso é o principal fator de risco para a apneia do sono. Procure manter uma dieta saudável e com quantidade moderada. “Faça planos para atingir o peso ideal. Com isso, você pode reduzir o risco de diversas doenças metabólicas, como hipercolesterolemia e diabetes, além de hipertensão, infarto, AVC e apneia do sono”, recomenda o pneumologista.
3 - Aproveite a folga do trabalho para descansar
De acordo com o pneumologista, é importante aproveitar esse período de férias para descansar e dormir bem. Algumas pessoas que tiram férias em janeiro querem colocar os afazeres domésticos e as tarefas pessoais em dia. “Isso é natural, porém, mesmo nos dias de folga, não podemos esquecer de descansar apropriadamente para evitar cansaço, sonolência e irritação no dia seguinte. Dormir cerca de oito horas por dia já é suficiente para dirigir bem, quando necessário, e aproveitar esse período do ano com saúde e disposição”, finaliza Dr. Pedro.
Da redação