00:00
21° | Nublado

SC soma 6,5 mil novas vagas e mantém destaque nacional

SC soma 6,5 mil novas vagas e mantém destaque nacional
No acumulado do ano, o estado soma mais de 80 mil novas contratações e ocupa a quarta posição entre as UFs. (Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / SECOM)

Publicado em 05/08/2025

O mercado de trabalho catarinense segue aquecido. Em junho, o estado abriu 6.538 vagas com carteira assinada, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O bom desempenho não se restringe ao mês. Entre janeiro e junho de 2025, Santa Catarina acumulou 80.381 novas contratações, garantindo o quarto melhor saldo do país no período, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O crescimento representa um avanço de 3,13% no estoque de empregos formais, superior ao índice nacional (2,59%) e ao da Região Sul (2,91%).

Além do volume de contratações, o estado se destaca pela remuneração. Em junho, Santa Catarina manteve a terceira posição nacional no salário médio de admissão, com R$ 2.325, ficando atrás somente do Distrito Federal e de São Paulo. Para o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, esse resultado reforça o papel estratégico da economia catarinense: “A Indústria de Transformação, por exemplo, tem um ritmo de contratação quase 50% acima da média nacional. Isso mostra a força do setor produtivo e a importância de seguirmos investindo em políticas que valorizem o emprego e melhorem a qualidade de vida”, afirmou.

O governador Jorginho Mello também comemorou os números, atribuindo o avanço à combinação entre a dedicação da população e a política estadual de incentivo aos negócios: “Estamos trabalhando para garantir infraestrutura, segurança jurídica e atrair novos investimentos. Isso é essencial para criar oportunidades e movimentar a economia catarinense”, destacou.

Serviços lideram contratações no mês

Em junho, todos os grandes setores da economia catarinense ampliaram o número de empregados formais. O destaque ficou para os Serviços, responsáveis por 50,8% das novas vagas, com 3.321 admissões. Em seguida, vieram Comércio (1.033), Indústria (1.027), Construção (667) e Agropecuária (490).

Entre os municípios, Joinville liderou com saldo positivo de 902 vagas, seguido por Florianópolis (623) e Itajaí (557).

No acumulado do ano, os Serviços também aparecem no topo, com 31.263 novas contratações, seguidos pela Indústria (29.875), Construção (12.145), Comércio (6.713) e Agropecuária (385). Entre as cidades, Joinville segue à frente (7.558), acompanhada de Chapecó (3.780) e Blumenau (3.706).

Acesse os boletins e informativos socioeconômicos publicados pela Seplan, em: Indicadores e Boletins Econômicos – SEPLAN –

 

Leia também:

- Editais do FIA atraem 638 projetos em SC

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI