00:00
21° | Nublado

SC se firma como polo de tecnologia e inovação no Brasil

SC se firma como polo de tecnologia e inovação no Brasil
Santa Catarina registrou crescimento de 57,2% nos empregos formais de tecnologia da informação e comunicação nos últimos dez anos. (Foto: Gabriela Cera / Fapesc)

Publicado em 09/10/2025

Santa Catarina segue consolidando sua posição como um dos principais polos tecnológicos do país. Nos últimos dez anos, o número de empregos formais no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) cresceu 57,2%, enquanto o total de vagas com carteira assinada no estado avançou 11,9% no mesmo período.

Os dados fazem parte da nova edição do Informativo Mensal do Emprego, publicado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com base em informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Novo Caged.

Telecomunicações lideram o avanço

Entre os três segmentos que compõem o setor de TIC — Telecomunicações, Indústria de TIC e Software e Serviços de Tecnologia da Informação —, o destaque ficou com as Telecomunicações, que registraram o maior salto. O número de trabalhadores passou de pouco mais de 4,5 mil em 2014 para cerca de 10 mil em 2024, o que representa um crescimento de 121,6%.

Esse subsetor abrange atividades de telefonia por fio, sem fio e via satélite, além de operadoras de televisão por assinatura.

Logo em seguida, vem a Indústria de TIC, com aumento de 54,3% no número de empregos formais no período. Essa área inclui a fabricação de componentes eletrônicos, equipamentos de informática, dispositivos de comunicação e aparelhos de áudio e vídeo.

Já o segmento de Software e Serviços de Tecnologia da Informação registrou expansão de 49,2%, abrangendo empresas de desenvolvimento de sistemas, hospedagem de sites e tratamento de dados.

Setor emprega mais de 70 mil pessoas

Em julho de 2025, o estado contabilizava 71 mil trabalhadores formais atuando em atividades ligadas à TIC, segundo o Novo Caged. Desse total, 76,1% estão concentrados em Software e Serviços de TI; 14,5% nas Telecomunicações; e 9,4% na Indústria do setor.

A análise da Seplan também revela que os homens ocuparam 59,4% das novas vagas abertas neste ano. O grupo com ensino médio completo foi o mais representativo, com 39,3% das contratações.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, o desempenho reflete a força do ecossistema catarinense de inovação.

“O setor de tecnologia cresceu quase cinco vezes mais rápido que a média estadual, o que confirma o protagonismo de Santa Catarina como um dos principais polos de transformação digital do país”, afirma.

Inovação reconhecida nacionalmente

Além dos avanços no emprego, Santa Catarina conquistou o segundo lugar no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) 2025, elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O ranking avalia os ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação dos 27 estados brasileiros com base em 80 indicadores distribuídos em sete pilares.

O estado se destacou principalmente nos pilares Instituições, Infraestrutura e Economia, onde obteve a segunda colocação. Em Conhecimento e tecnologia e Economia criativa, ficou em terceiro lugar; e em Capital humano e Negócios, ocupou a sexta posição.

Ecossistema de tecnologia em expansão

Com base industrial diversificada, empresas inovadoras e profissionais qualificados, Santa Catarina consolida um ambiente fértil para o avanço tecnológico. O crescimento do emprego e o reconhecimento no IBID reforçam a posição do estado como referência nacional em inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico sustentável.

 

Leia também:

- Deputados enterram MP que mudaria tributação de investimentos

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI