Rede de solidariedade: Mesa Brasil divulga resultados em SC no primeiro semestre
Durante a pandemia, o Sesc intensificou o combate à fome por meio do Mesa Brasil Sesc. De janeiro a junho de 2020, o programa Mesa Brasil Sesc Santa Catarina distribuiu 1.461.338 Kg de alimentos, doados por 341 empresas parceiras, beneficiando 99.954 pessoas, atendidas por 489 instituições sociais. Através do trabalho, desenvolvido nas sedes em São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, a rede de solidariedade alcançou 59 municípios catarinenses, contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Desde 1994, o programa Mesa Brasil Sesc une empresas doadoras e instituições sociais para levar alimento a quem precisa e tem a missão de “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social e o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”. Manter ativa esta missão é o compromisso assumindo pelo Sesc com a sociedade catarinense, e representa uma resposta institucional à questão da fome e do desperdício de alimentos.
Desde que a Covid-19 chegou ao Brasil o trabalho foi adaptado para seguir com segurança para todos e intensificado para atender à população de forma emergencial e mais extensa, chegando a um número maior pessoas. Os alimentos continuam sendo arrecadados por meio das rotas de colheita urbana, e também nos pontos de coleta da campanha emergencial em supermercados. Neste momento de pandemia do novo Coronavírus, o trabalho realizado pelo Mesa Brasil Sesc se revela ainda mais valioso, pois quem tem fome, tem pressa.
No Brasil, a situação é preocupante. Estima-se que as consequências da crise da Covid-19 levem 5,4 milhões de brasileiros à extrema pobreza até o final deste ano (dados do Escritório Brasileiro do Programa Mundial de Segurança Alimentar da ONU). Em 2021, o país pode chegar a 14,7 milhões de pessoas em situação de miséria, cerca de 7% da população.
Em Santa Catarina, pesquisa divulgada pelo Sebrae em maio, indicou que 530 mil catarinenses haviam perdido o emprego no Estado em razão da pandemia. A situação se agrava nas camadas mais vulneráveis da sociedade, onde o índice de informalidade é maior e foi possível perceber o aumento do número de famílias que buscam auxílio.
Você também pode fazer parte desta rede de solidariedade
Além das empresas parceiras, as pessoas físicas também foram convidadas a integrar essa rede de solidariedade através da Campanha Emergencial Covid-19, doando alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza ambiental, nos pontos de coleta localizados em supermercados parceiros do programa Mesa Brasil Sesc. Clique aqui para conferir os locais.
O Mesa Brasil Sesc também está recebendo doações em dinheiro para atender entidades e famílias, contribuindo para melhorar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social, minimizando o impacto que já pode ser percebido em razão da pandemia do Covid-19. Clique aqui para fazer sua contribuição pelo PicPay.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação). Clique aqui para mais informações.
+Ações de enfrentamento à pandemia
Outra iniciativa do Sesc-SC em destaque, a ação “Máscara para todos” do projeto “Envolva-se”, tem contribuído para a ampliar a produção e distribuição de máscaras de tecidos para doar as instituições sociais e comunidades identificadas pelo Sesc e parceiros. Desde que as atividades iniciaram, em meados de abril, até o dia 30 de junho, 448 voluntários produziram 37.640 máscaras, com os 2.497 metros de tecido, 4.946 metros de elástico, 224 rolos de linha arrecadados, e kits para 25 mil máscaras de TNT. Em nome dos doadores de materiais e voluntários, a equipe Sesc já fez a entrega de 29.395 máscaras em 161 instituições e comunidades, em 22 cidades.
O Sesc continua arrecadando tecidos 100% algodão, TNT, malha/fio de malha, tesoura de tecido, agulhas, linhas, elásticos. Podem doar pessoas físicas ou empresas, e é preciso fazer contato com a Unidade do Sesc Santa Catarina da sua região para agendar a entrega, que vamos até o local receber o material.
Como participante voluntário na confecção das máscaras, os interessados devem clicar aqui para cadastrar ou entrar em contato com o Sesc da sua região. Todos os voluntários recebem videoaulas e materiais de orientação para aprenderem a confeccionar as máscaras em casa, com ou sem máquina de costura. Também recebem em casa os materiais para a produção das máscaras, doados pelos parceiros que integram essa rede.
Da redação