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Idade média dos veículos sobe, mas a renovação atrasada preocupa
A redução de veículos novos na frota circulante é reflexo das incertezas econômicas e dos altos preços no mercado automotivo

A idade média dos veículos circulantes no Brasil aumentou, com a faixa etária dos carros e caminhões atingindo 11 anos e 2 meses e 12 anos e 2 meses, respectivamente. (Foto: Pixabay)

Publicado em 06/05/2025

Levantamento do Sindipeças revela que a frota circulante de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em 2024 nas ruas e estrada brasileiras atingiu 48 milhões de unidades, com alta de 2% sobre 2023.

No caso dos carros e caminhões, a idade média subiu 1 (um) mês no comparativo anual, atingindo 11 anos e 2 meses e 12 anos e 2 meses, respectivamente. Houve estabilidade na idade média dos comerciais leves, na faixa de 8 anos e 11 meses, e também na de ônibus, com 11 anos e 4 meses.

Considerando carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, a idade média dos veículos com quatro rodas ou mais passou de 10 anos e 10 meses em 2023 para 10 anos e 11 meses no ano passado.

e renovação de frota e de inspeção veicular como forma de reduzir as emissões de poluentes e também os acidentes nas estradas. O assunto foi tratado na Automec, realizada na semana passada em São Paulo.

Justamente para mostrar a necessidade de renovação de frota, a entidade também detalha a frota circulante por faixa de idade. “Considerando-se a de autoveículos de 0 a 5 anos, é notório o recuo dessa parcela na frota circulante, com a participação encolhendo de 38,5% para 22,3% entre 2015 e 2024”, ressalta.

Em termos absolutos, a quantidade de veículos com até 5 anos de uso passou de 16,5 milhões em 2015 para 10,7 milhões em 2024, uma redução da ordem de 35,2%. “A queda reflete a desaceleração da produção e vendas de veículos 0 Km até 2023, causada pelas incertezas econômicas, menor confiança do consumidor, aumento dos preços e mudanças nas preferências de mobilidade”, avalia o Sindipeças.

 

 

 

Da redação

Fonte: AutoIndústria

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