Fumaça branca! Novo papa é escolhido no Vaticano

O Vaticano testemunhou, nesta quinta-feira (8), o momento simbólico que marca a escolha do novo papa: por volta das 13h no horário de Brasília, a tradicional fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando o fim do conclave e a definição do próximo líder da Igreja Católica.
O sinal indica que um dos 133 cardeais eleitores atingiu o número necessário de votos — pelo menos 89, o equivalente a dois terços — para ser eleito sucessor de Francisco, que faleceu em 21 de abril. A decisão foi tomada no segundo dia de deliberações, iniciadas na quarta-feira (7).
Enquanto os sinos da Basílica de São Pedro repicavam em celebração, fiéis reunidos na praça e milhões ao redor do mundo acompanhavam com expectativa o desfecho do conclave. O nome e o perfil do novo pontífice ainda não foram revelados, o que deve ocorrer a qualquer momento com o anúncio solene feito pelo cardeal protodiácono, na tradicional frase em latim: Habemus Papam.
Seguindo o protocolo, entre 30 e 60 minutos após a fumaça branca, o novo papa deve aparecer pela primeira vez na sacada central da Basílica de São Pedro, de onde dirigirá sua saudação e concederá a bênção apostólica Urbi et Orbi — “à cidade e ao mundo”.
A escolha do novo papa acontece em um cenário de intensos desafios para a Igreja Católica: crises internas, queda na adesão de fiéis em diversas regiões, e fortes pressões por reformas e posicionamentos diante de temas contemporâneos, como os direitos das mulheres, o combate a abusos e a crise climática.
Durante os bastidores do conclave, diversos nomes foram mencionados como favoritos, representando diferentes continentes — da Europa à América Latina, da Ásia à África. Agora, o mundo aguarda para conhecer o cardeal que conquistou o consenso necessário para assumir o trono de São Pedro.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
