00:00
21° | Nublado

Reconstrução mamária: Cirurgiões do Bem Hospital de Caridade realizam cirurgias gratuitas

O projeto alcançará a centésima cirurgia, destinada às mulheres que tiveram câncer de mama e não possuem plano de saúde ou não têm condições de pagar pelo procedimento (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 29/09/2022

O Instituto Cirurgiões do Bem e o Imperial Hospital de Caridade, operado pela holding Hospital Care, que também administra o Hospital Baía Sul, a Clínica Imagem e a Clínica e Maternidade Santa Helena, promovem o 9º Mutirão de Reconstrução Mamária em Florianópolis, totalmente gratuito para as pacientes. Neste ano, o projeto alcançará a centésima cirurgia.

Foram selecionadas 13 mulheres para a realização da cirurgia de reconstrução mamária. Os procedimentos foram realizados nesta quinta-feira, 29, e seguem nesta sexta, 30, no Imperial Hospital de Caridade.

Inovação: Oktoberfest terá chopeiras automatizadas pela primeira vez

A ação beneficiará mulheres já tratadas e em seguimento oncológico, que aguardam por cirurgias tardias de reconstrução mamária pós-mastectomia. O projeto é destinado a pacientes de ambulatórios de Mastologia e Cirurgia Plástica do Sistema Único de Saúde (SUS), que não possuam convênio, plano ou seguro saúde, que não tenham condições financeiras para realizar o procedimento e que preencham os critérios clínicos para o Mutirão.

O projeto envolve em torno de 60 profissionais, como cirurgiões plásticos, incluindo seis cirurgiões de São Paulo, anestesiologistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, que atuam voluntariamente. Os gastos hospitalares e de materiais para a realização dos procedimentos serão custeados com doações de empresas, pessoas físicas, além de doações de materiais médicos por fornecedores parceiros. Uma das doadoras, por exemplo, é a Motiva Implantes, que participa com doações para a campanha desde 2018. 

Outubro Rosa: AMUCC lança campanha nesta sexta-feira

“É uma honra para todos nós poder contribuir com uma iniciativa como esta, que só é possível graças à união e dedicação de diversas pessoas e profissionais da área da saúde. Algumas empresas também irão realizar eventos com palestras, envolvendo a ação social e fomentando a informação de saúde para toda a população catarinense”, afirma o cirurgião plástico do Imperial Hospital de Caridade, Dr. Raidel Deucher Ribeiro.

A reconstrução mamária - geralmente feita em 2 ou 3 etapas - depende da cirurgia inicial (o tipo de mastectomia), tratamentos (radioterapia e quimioterapia), comorbidades e características físicas da paciente. Entre as técnicas utilizadas estão o uso de próteses e retalhos autólogos, que é a transferência de tecidos de outras áreas do corpo como, por exemplo, o abdome, para a região da mama retirada.

Feira de Cascaes: um reencontro com a Praça XV, por Fernando Teixeira

Após a realização da cirurgia de reconstrução mamária, as pacientes serão acompanhadas e receberão todo o atendimento pós-operatório ao longo dos meses seguintes.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI