Contorno viário promete destravar trecho da BR-101

Em uma reunião marcada para esta quarta-feira (23) no Ministério dos Transportes, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), acompanhado de deputados do estado, apresenta um novo plano para o trecho da BR-101 que atravessa o Morro dos Cavalos, em Palhoça. A proposta substitui a ideia do túnel por um binário, que tem custo estimado significativamente menor.
De acordo com estudos elaborados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a alternativa do binário está orçada em R$ 291,3 milhões — quase quatro vezes mais barata do que o túnel anteriormente sugerido, cujo orçamento ultrapassa R$ 1,2 bilhão.
O projeto prevê a criação de um contorno viário de 5,2 quilômetros, a partir da área próxima ao viaduto da Praia do Sonho. A proposta também altera a dinâmica do trecho já existente, que passaria a ter três faixas exclusivas no sentido norte. O fluxo sul seria absorvido por uma nova pista, formando o binário.
Segundo o estudo técnico, a faixa original da BR-101 será reformulada com três pistas de 3,6 metros e acostamentos de 3 metros em cada lado. O contorno viário terá duas pistas de mesma largura, com acostamento externo de 3 metros e interno de 1,2 metro. Duas curvas do trecho terão limite de velocidade de 60 km/h, enquanto o restante será de 80 km/h. A estimativa é que os 5,2 km do novo trajeto sejam percorridos em 3 minutos e 54 segundos, e os 3,3 km do trecho atual, em 3 minutos e 18 segundos — considerando condições ideais de tráfego.
Se o projeto for aceito pelo governo federal, os primeiros passos incluirão a contratação de um anteprojeto, fundamental para a elaboração técnica definitiva da obra. O cronograma estadual prevê a obtenção do licenciamento ambiental e a posterior licitação da obra por meio do Regime Diferenciado de Contratações Integrada (RDCi), que permite a execução do projeto básico e executivo de forma conjunta, encurtando prazos.
A SIE estima que o desenvolvimento do projeto executivo levaria cerca de quatro meses, com a fase de execução da obra durando aproximadamente 18 meses. O governo de Santa Catarina também pretende utilizar recursos já investidos em obras federais para auxiliar no financiamento do novo binário.
A ideia ganhou força após um acidente com um caminhão-tanque, em 6 de abril, provocar grandes transtornos no trânsito da região e evidenciar os riscos frequentes no trecho. O governador relembrou que essa é uma demanda antiga e reforçou a necessidade de uma solução concreta.
“Estamos há muito tempo discutindo o que fazer nos Morros dos Cavalos, mas agora é hora de avançar com uma proposta viável. Já determinei à Secretaria que avaliasse alternativas e o contorno surgiu como uma opção mais barata que o túnel”, disse Jorginho Mello. “Sabemos que tudo depende de estudos e aprovação, mas se tivermos um bom projeto em mãos, vamos buscar parceria com o governo federal. Santa Catarina está pronta para colaborar e fazer sua parte.”
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
