Receita para o Carnaval: alimentação saudável e muito líquido
Para muitos o carnaval é muito mais que três dias de folias e brincadeiras. Começa até mesmo semanas antes em bailes pré-carnavalescos e ensaios de escolas de samba. Seja qual for o seu perfil de folião, se for encarar apenas um baile, um bloco, desfilar na passarela ou assistir à passagem das escolas, vale prestar atenção no que comer e beber no período.
A nutricionista Brigitte Olichon, lembra que qualquer tipo de atividade física queima muitas calorias, que devem ser repostas para garantir a saúde do organismo. "Pular carnaval é uma atividade física considerável. As calorias gastas devem voltar para o organismo de forma saudável, ou seja, através de alimentos nutritivos e frescos: saladas cruas e cozidas, carboidratos (arroz, massa, macarrão, batata, etc.) e proteínas magras", ensina.
Ela diz que o ideal é não tomar bebidas alcoólicas, mas se não for possível dispensá-las, é recomendável evitar o excesso. "O álcool desidrata o organismo e engana a fome, além de bombardear o fígado e provoca a "ressaca". Tudo isso, sem contar as calorias "vazias" que toda bebida alcoólica tem, umas mais, outras menos", destaca a nutricionista.
Leia também:
Confira a programação do Carnaval de Florianópolis
Dicas de beleza e cuidados para aproveitar o carnaval
Ela também sugere que sejam evitadas comidas gordurosas, frituras, petiscos, que podem levar à diarreia, febre, vômitos. "Além disso, muitas vezes nem sabemos de que forma foram feitas comidas disponíveis nas ruas. Qual a qualidade do alimento, a higiene no processo? Pode ter havido reaproveitamento de óleo...Melhor não arriscar!."
Segundo Brigitte Olichon, a receita do sucesso é fácil: coma bem antes de sair, para garantir a energia durante todo o baile/desfile/festa. Prefira sempre os carboidratos, de preferência integrais, para garantir um tempo maior de energia. E frutas.
"Durante o 'arraso', prefira barra de cereais, água de coco, suco natural e, se o esforço for muito grande, uma dessas bebidas isotônicas bem geladas. Mas não exagere, porque elas também têm muito sódio e podem provocar um pouco de inchaço. E, depois de terminada a folia, o ideal é comer alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos (não fritos!), iogurte ou gelatina, para ajudar os destroçados músculos a se recuperar", finaliza a receita.
Da Redação