Prolongamento da terceira pista da SC-405, em Florianópolis, é autorizada
O vice-governador Eduardo Moreira autorizou nesta quarta-feira, 15, a abertura de processo licitatório da segunda etapa da terceira pista da SC-405, rodovia de acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina. O Governo do Estado também deverá rever o prazo de encerramento do contrato de financiamento do elevado, que vencerá em dezembro deste ano, permitindo ao município acelerar os trabalhos. As medidas foram anunciadas em reunião com o secretário de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, e o prefeito Gean Loureiro no canteiro de obras do Elevado do Rio Tavares.
De acordo com Eduardo Moreira, as duas obras, junto à restauração da Ponte Hercílio Luz, são fundamentais para a mobilidade urbana de Florianópolis. “Não tem sentido este esqueleto (as fundações do elevado) permanecerem como estão. É um desperdício de dinheiro público”, acrescentou.
O prolongamento da terceira pista (foi construída em 2011 entre o Elevado da Seta e o Trevo do Rio Tavares e tem 2,6 quilômetros) está estimado em R$ 11 milhões, cabendo ao Governo do Estado aproximadamente R$ 4 milhões e o restante, referente às desapropriações, à prefeitura. O serviço no trecho com 1 quilômetro entre os trevos do Rio Tavares e do Campeche será feito pela Secretaria da Infraestrutura.
Vencida a etapa de desapropriações, a construção da pista deverá ser executada em seis meses. A Secretaria da Infraestrutura também avaliará a redução e redimensionamento das nove lombo-faixas existentes no primeiro trecho.
Da Redação