00:00
21° | Nublado

Projeto leva estudantes para vivenciarem realidade dos cegos

Iniciativa é de Escola Municipal da Prefeitura de Florianópolis. Foto: PMF/Divulgação

Publicado em 26/03/2019
Numa parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), a Escola Básica Municipal de Florianópolis Donícia Maria da Costa, no Saco Grande, iniciou o projeto Vivências Compartilhadas. A Acic já  atende os estudantes da unidade educativa da Prefeitura na estimulação e reabilitação visual das crianças cegas ou com baixa visão.
 
Fazem parte do projeto  os 34 matriculados do sexto ano do ensino fundamental do período da tarde. Na última quarta-feira, a turma se deslocou até a Associação, onde com os olhos vendados, interagiram com uma exposição artística tátil, vivenciando uma experiência sensorial diferente. 
 
Nesta quarta-feira, dia 27, os estudantes, divididos em grupos,  retornam à Acic para um novo aprendizado: irão trabalhar em uma vivência na oficina de cerâmica, às 13h30 e às 15h30.  Eles terão ainda um terceiro encontro, em data a ser definida, focado no respeito às diferenças, às diferentes possibilidades de interação e o direito da acessibilidade em diversos espaços. 
 
O projeto  é estruturado pelas professoras de educação especial da sala multimeios da escola, Lenize Arrojo e Joyce Santiago, pela professora de artes da Acic Camila Vieira, juntamente com a itercambista Tenzin Gyalmo, originária de Butão, país situado no Sul da Ásia. 
 
A ideia da supervisora escolar, Cláudia Nunes,  e das professoras da Sala Multimeios é que os professores que acompanham a turma possam estar articulando, nos temas trabalhados em sala de aula, a experiência  vivenciada na Associação Catarinense para Integração do Cego. A professora de artes que atua na turma, Bruna Manzini, estará participando da próxima oficina junto com a garotada. 
 
A sala multimeios-polo  da  Escola acompanha e atende 28 crianças  com deficiência e transtorno do espectro autista. Realiza o trabalho de orientação aos professores, articulação quanto à adaptação e adequação dos conteúdos e atividades pedagógicas, uso de recursos e acessibilidade, bem como o atendimento educacional especializado aos  estudantes.
 
Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes,  é de fundamental importância no processo de aprendizagem dos estudantes  a interação e valorização das habilidades entre todos: pessoas com deficiência ou não.
 
SERVIÇO
O quê:  segunda etapa do projeto Vivências Compartilhadas
Quando: quarta-feira, dia 27/03
Horário: 13h30 e às 15h30
Local: ACIC- Associação Catarinense para Integração do Cego 
Endereço: Rod. Virgílio Várzea, 1300 - Saco Grande, Florianópolis