Parque Marina Beira-Mar é sancionado pela Prefeitura da Capital
O projeto de lei que autoriza a cessão de uso de área pública para construção de um parque urbano e marina na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, foi sancionado pelo prefeito Gean Loureiro nesta quarta-feira, 26/09, após aprovação na Câmara de Vereadores com 19 votos favoráveis, três abstenções e uma ausência. Dentro de 30 a 45 dias será lançado edital de licitação para escolha da empresa interessada em executar a obra.
“Termos um parque urbano e uma marina gera oportunidades e novos postos de trabalho para a população, qualifica o espaço público e traz giro na economia. Após anos neste embate, estamos felizes com a aprovação sem nenhum voto contra. Ainda temos muito trabalho pela frente. Daremos sequência aos trâmites para que no ano que vem já tenhamos o início das obras”, afirma o prefeito Gean Loureiro.
O projeto prevê a cessão de uso, por 30 anos prorrogáveis por mais 30, na área entre as Praças Portugal e Sesquicentenário (onde existem dois bolsões de estacionamento), com 123 mil metros quadrados na orla para o parque urbano e 179 mil metros quadrados de espelho d’água privado. A marina será protegida por um quebra-mar e terá píer flutuantes para comportar 624 vagas privadas (de 120 a 40 pés) e 60 vagas públicas (de 40 a 30 pés), além de um píer para embarcações de transporte marítimo.
Todos os investimentos e despesas para construção, operação e manutenção serão de responsabilidade da empresa concessionária, que terá de obter ainda as licenças ambientais, bem como custos de instalação de aterros, obras de drenagem, diques de proteção e obras de modificação do sistema viário, necessárias para a adequação do empreendimento à região. O investimento privado estimado é entre R$ 65 milhões a R$ 80 milhões.
Da redação