Para crianças e jovens: inscrições abertas para o Circuito de Cinema Catarinense 2020
Estão abertas inscrições para o Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens, que neste ano será 100% on-line e gratuito entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro. Na programação estão oficinas de audiovisual para contextos educativos, Conversas sobre Cinema e Educação e ainda exibição de filmes catarinenses, com bate-papo sobre cinema para crianças ao final de cada sessão. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo nos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nas redes Facebook e YouTube. Aberto ao público e gratuito. Profissionais da educação e gestores culturais podem se inscrever neste link: http://www.mostradecinemainfantil.com.br/circuito/.
De segunda, 31/08, a sexta, 04/09, serão realizadas oficinas de Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos na parte da manhã, assim como na terça-feira (8/9), quando encerra o evento. No total serão seis oficinas voltadas aos profissionais da educação que querem se aproximar do universo audiovisual e incorporá-lo às suas práticas educativas. A frente desta atividade está o Coletivo Móbile Educacional.
Também neste período, mas na parte da tarde, serão realizadas Conversas sobre Cinema e Educação, que se propõem a trazer para os professores e gestores culturais de Santa Catarina um panorama de todos os projetos importantes que acontecem no Brasil nesta área.
Entre os participantes estão Cláudia Mogadouro (SP), do Cineclube de Educadores; Gabriela Romeu (SP), jornalista, documentarista e escritora, especializada em produção cultural para a infância; Maria Angélica dos Santos (RS), do Programa de Alfabetização Audiovisual; Marialva Monteiro (RJ), fundadora do CINEDUC – Cinema e Educação, que se dedica à formação de professores, jovens e crianças em linguagem audiovisual.
Estão na programação das Conversas sobre Cinema e Educação também Felipe Leal e Ana Bárbara Ramos (PB), do projeto Semente Cinematográfica; Simone Monteiro (RJ), assessora de Articulação Pedagógica na MULTIRIO, empresa pública municipal de multimeios em educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Sonia Goulart (MG), coordenadora da Conane - Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação; e as catarinenses Rita da Silva, roteirista e diretora, que está a frente da Usina da Imaginação; e Gilka Girardello, coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte/ UFSC.
Assuntos como educação audiovisual, criação de filmes nas escolas, filmes com e para crianças e Lei 13.006 e a formação de professores estão na programação. "A 9ª edição do Circuito foi pensada para dar acesso a potentes conteúdos e filmes, valorizar a interação e capacitar educadores nesse momento tão delicado de Pandemia que estamos passando. Sabemos que os professores estão cansados e, por isso, focamos em conteúdos curtos, porém de bastante utilidade para eles em sala de aula, que agora são salas virtuais", explica Luiza Lins, diretora geral do Circuito.
Para os catarinenses se verem na tela
No sábado, 05/09, domingo, 06/09, e segunda, 07/09, das 17h às 19h, haverá sessões de cinema transmitidas ao vivo nos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis das redes Facebook e YouTube. Serão exibidos 10 curtas-metragens catarinenses, com bate-papo com os realizadores ao final de cada sessão. Durante o evento estará aberta votação para escolher o melhor filme catarinense.
Além da transmissão pelas redes da Mostra, os filmes serão disponibilizados já na abertura do evento, dia 31 de agosto, para livre acesso durante o Circuito.
É a primeira vez que o Circuito faz uma seleção pautada na produção de audiovisual catarinense para crianças - são filmes produzidos em Santa Catarina de 2005 até os dias atuais. "Acreditamos na força do pertencimento por meio do audiovisual e reconhecemos a importância das crianças verem sua cultura nas telas", afirma Luiza.
O objetivo é levar o cinema produzido em Santa Catarina, ainda pouco conhecido e debatido, às crianças, jovens, famílias e educadores de todos os municípios de Santa Catarina e de todo o Brasil.
São parte da seleção também curtas nacionais que fizeram sucesso durante as Mostras de Cinema Infantil de Florianópolis ao longo dos seus 18 anos de existência. A ideia é, a partir desses títulos, apoiar na ampliação do conhecimento das crianças em relação a diversidade cultural brasileira.
Todos os filmes do Circuito tem versões com tradução em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) e audiodescrição.
Inscrições abertas
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas na página oficial do Circuito, no endereço http://www.mostradecinemainfantil.com.br/circuito/.
O objetivo é que professores de todas as regiões de Santa Catarina participem e para eles, assim como para outros que desejarem - de qualquer lugar do Brasil, a equipe do Circuito vai emitir certificado. O pré-requisito é participação em pelo menos 10 horas de evento, comprovadas pelo preenchimento de lista de presença disponibilizada durante as lives.
O Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens surgiu da necessidade de ampliar a ação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, levando os curtas-metragens exibidos durante o evento na Capital para outros municípios.
A 9ª edição do Circuito tem patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema 2019 - Fundação Catarinense de Cultura/Governo de Santa Catarina e, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do BRDE- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, da Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina e da Enercan - Campos Novos Energia S.A. O evento tem apoio institucional da Fecam - Federação Catarinense de Municípios e do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina. A realização é da Lume Produções Culturais e a direção geral de Luiza da Luz Lins.
Da redação