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Observatório Social de Florianópolis (OSF) reorganiza atividades de acompanhamento de gastos públicos

(Foto: Divulgação)

Publicado em 04/06/2018

Representantes do Observatório Social de Florianópolis (OSF) participaram na última semana de reunião com o secretário municipal de administração, Everson Mendes. A intenção do encontro foi definir meios de facilitar o acompanhamento, pela entidade, dos processos de compra de produtos e contratação de serviços pelo Executivo municipal. Nas próximas semanas o OSF já vai acompanhar o processo de seleção da empresa que será encarregada pela gestão dos almoxarifados da Prefeitura.

“Em 2018 reorganizamos o Observatório, atraímos um bom número de voluntários e vamos desenvolver diversas ações para aperfeiçoar a gestão pública e o controle de gastos no Legislativo e no Executivo municipais”, diz o presidente da entidade, João Emérton da Silva.

Hoje com 38 voluntários, o OSF vai dividir a atuação em diversas frentes. Entre elas, a identificação e disseminação de boas práticas, o incentivo à participação de micro e pequenas empresas em licitações, o acompanhamento de indicadores, a educação fiscal, e o monitoramento de licitações. “Nosso propósito de longo prazo é formar uma massa de cidadãos aptos e atentos para o acompanhamento dos gastos e serviços públicos. Enquanto construímos isso, trabalhamos em análises de compras e outros procedimentos para garantir o melhor uso dos recursos públicos”, diz João Emérton.

Medidas simples, como o estímulo para que micro e pequenas empresas participem mais ativamente dos processos licitatórios, aumentando o número de concorrentes em cada disputa, já são considerados fatores importantes para a melhoria das compras públicas. Implementar iniciativas nessa direção é uma das definições do planejamento estratégico da entidade para os próximos anos. Concluído em abril, o documento vai guiar as atividades do OSF até 2020.

 

 

Da Redação