Novo atendimento para Covid-19 teve início nesse domingo, 21
O alerta do colapso nos hospitais e demais unidades de saúde na Grande Florianópolis mobilizou entidades empresariais - municipais e estaduais - a auxiliarem o poder público no combate à Covid-19. A partir desse domingo, 21, um atendimento gratuito está sendo disponibilizado aos pacientes em casos na fase chamada pré-inflamatória da Covid-19, com a intensificação dos sintomas iniciais e antes da necessidade de internação.
O objetivo da "Aliança pela Vida" é evitar que os pacientes fiquem sem assistência médica, enquanto as unidades públicas e privadas estão sobrecarregadas. O contato para atendimento estará disponível a partir deste domingo, 21, pelo telefone 0800 402 0000.
A iniciativa contempla os municípios de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, nos moldes de atendimento domiciliar e de telemedicina, já implantado em alguns municípios brasileiros. Diante da urgência da ação, com o maior agravamento da pandemia no momento, optou-se por um sistema adicional até que os municípios possam desenvolver iniciativas integradas aos seus sistemas públicos, a exemplo do serviço ‘Alô Saúde’, já implantado pela Prefeitura da Capital.
A ideia inicial é uma operação de 30 dias (prorrogáveis), com contrato junto à empresa HELP Emergências Médicas para atendimento em domicílio (cerca de 25 por dia) e 200 atendimentos diários via telemedicina, com parceria médica do Hospital SOS Cárdio. “É um movimento que retrata o comprometimento do setor produtivo, com aportes de entidades, empresas e pessoas físicas à causa”, explica Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF. As entidades organizam as doações - com o objetivo de atingir R$ 3 milhões – até o momento, cerca de R$ 2,4 milhões já foram arrecadados.
O foco é desafogar o atendimento presencial às unidades de saúde e fazer o possível para que os pacientes possam ser atendidos sem colapsar os sistemas públicos e privados. “Queremos auxiliar na triagem dos casos mais graves, ajudando a salvar vidas”, explica Marcos Brinhosa, presidente da CDL de Florianópolis.
A "Aliança pela Vida" tem a participação da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), da CDL de Florianópolis, da empresa ENGIE Brasil Energia, do Sindicato das Empresas da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon), da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), do movimento Floripa Sustentável, da Associação Catarinense de Medicina (ACM), da Federação das Indústrias de SC (FIESC) e da OAB/SC.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!