Mais de 25% da rede de esgotamento sanitária já foi instalada em Ingleses-Santinho
As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses-Santinho vem apresentando progressos contínuos, comprovados pelos números, tanto no que diz respeito ao percentual de tubulações quanto aos ramais residenciais (as Caixas de Inspeção, ou CIs) instalados. O relatório divulgado pela área técnica do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela Casan para a execução dos serviços do SES Ingleses-Santinho) mostra que 25,89% das tubulações previstas no projeto já foram instaladas.
Esse percentual corresponde a 15,019 mil dos 58 mil metros previstos no projeto, em obras realizadas em vias públicas nas regiões de Santinho e Ingleses. E, com uma equipe exclusivamente dedicada à colocação das CIs (para zerar o passivo resultante de um período no início das obras, quando o equipamento ainda não estava disponível), e as outras oito executando simultaneamente a instalação de CIs e de rede, já são mais de 700 ramais residenciais instalados e conectados à rede.
O último relatório divulgado apresenta dados da evolução da obra entre os dias 21 de março e 20 de abril, e mostra que nesse período foram mais 2,3 mil metros de rede instalada, o que corresponde a praticamente três vezes o que estava sendo alcançado no período da alta temporada, quando o ritmo das obras precisou ser diminuído para minimizar os transtornos que as obras poderiam causar para moradores e turistas.
O trabalho das equipes é intenso e coordenado: trechos das vias são escavados, as tubulações instaladas, e já na sequência os trabalhadores recobrem as valas, buscando minimizar ao máximo os transtornos para a comunidade.
É importante destacar que, mesmo após a instalação dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em funcionamento. Isso só poderá acontecer quando todo o sistema estiver implantado e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) entrar em funcionamento. No momento certo, todos os moradores serão avisados pela Casan.
Obra de drenagem
Na Servidão Flor (localizada na proximidade da Igreja Santa Catarina de Alexandria), além das tubulações da rede e instalação das CIs, a partir de uma parceria firmada com a prefeitura, o Consórcio executou, também, uma obra de drenagem.
Com quase 370 metros de extensão e diversos aclives e declives, a servidão era frequentemente castigada no caso de ocorrência de chuvas intensas, e com o serviço executado o problema deve ser minimizado.
Toda a rede da servidão já foi instalada, e nesta segunda-feira (23/04) a equipe que trabalha no local deve concluir a instalação dos ramais. Na sequência, a recomposição do pavimento será finalizada, e até quarta-feira (25/04) as intervenções na Servidão Flor deverão estar encerradas.
Estação de Tratamento
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que será instalada em Ingleses vai atender o centro de Ingleses e as áreas norte e sul do bairro, além da praia do Santinho. Em operação, a ETE terá capacidade de tratar, em nível terciário, 105 litros de esgoto por segundo, melhorando as condições de conservação do Aquífero dos Ingleses (que fornece água para o abastecimento da região) e ampliando a qualidade da água da praia.
O projeto em execução é uma ação conjunta da CASAN, governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, e investimento total - que inclui a ampliação da rede e implantação da Estação de Tratamento de Esgoto - chega a R$ 84 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Quando concluído, o SES Ingleses-Santinho deve beneficiar cerca de 42 mil moradores fixos e os milhares de veranistas que visitam a região durante a temporada.
Da Redação