Luto na medicina catarinense: morre o Dr. Henrique Prisco Paraíso, ex-presidente da ACM
A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com profundo pesar o falecimento do Dr. Henrique Prisco Paraíso, ocorrido nessa 3ª-feira, 10, aos 93 anos de idade, em Florianópolis. Formou-se na Faculdade de Medicina do Estado da Bahia, em 1950, e fez residência médica no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Logo após, mudou-se para Florianópolis, onde atuou como cirurgião dos Hospitais de Caridade e Celso Ramos, desde sua inauguração, da Casa de Saúde São Sebastião e das colônias Santana e Santa Tereza.
Foi um dos fundadores das Faculdades de Medicina e de Enfermagem, e professor de Técnica Operatória da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), de 1962 a 1986, quando se aposentou. Em 1971, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Saúde, no então Governo Colombo Machado Salles (1971-1975). Era membro da Academia Catarinense de Medicina – desde sua fundação, e nos últimos anos se dedicou à literatura, lançando inúmeros livros, como “Abelhas e Vaga-Lumes” (2006), “Ecos na Penumbra” (2009) e “Poemas Outonais” (2011), “Pensei, Disse e Escrevi” (2019), entre outros.
Foi presidente da ACM na gestão 1965-1967, sendo responsável pela inauguração do antigo edifício ACM, primeira sede própria da entidade, que ficava no sexto andar do prédio, sendo os demais andares ocupados por consultórios médicos. Por suas mãos foram criadas diversas Regionais Médicas no estado, assim como foram incrementadas fortemente as atividades científicas da classe.
Liderança das mais importantes da medicina catarinense, foi espeitado por todos que acompanharam a sua trajetória, deixando um exemplo de vida dedicada à medicina e grande saudade dos familiares, amigos e colegas de profissão. A todos, a Diretoria da ACM registra sua solidariedade e homenagem.
Fonte: ACM – Associação Catarinense de Medicina
Da redação