Greve dos caminhoneiros causa racionamento de combustível em Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis divulgou uma nota sobre os desdobramentos da Greve dos Caminhoneiros na cidade. De acordo com a nota, há um plano de racionamento de combustível, caso a greve dos caminhoneiros permaneça até amanhã, 25. A tendência é que o combustível restante nos tanques de veículos do município seja priorizado para casos de emergência na saúde e segurança.
Na Comcap, foi cancelada a coleta seletiva de materiais recicláveis nesta quinta-feira (24) e os roteiros vespertinos da coleta convencional. A coleta vai operar com metade da capacidade, sendo priorizadas as áreas comerciais onde há maior volume de lixo orgânico, até que seja restabelecido o abastecimento de combustível. Os materiais recicláveis são limpos e podem permanecer mais tempo acondicionados nos depósitos temporários dos domicílios.
O usuário do sistema de coleta deve colaborar tanto reduzindo a geração de resíduos quanto mantendo-os bem acondicionados, longe da rua e dos vetores de doenças, até que a situação se normalize.
Quinta, 24: Somente coletiva convencional noturna no Centro e região comercial do Estreito, com efetivo reduzido a 50% do total, sendo priorizadas as áreas comerciais e de maior fluxo.
Sexta, 25: Coleta convencional pela manhã com 30% da capacidade operacional. Serão feitos oito de 22 roteiros nas regiões comerciais de Canasvieiras, Lagoa, Ingleses, Santo Antônio, gerais da Armação, Pântano do Sul, Rio Tavares e Novo Campeche.
No transporte coletivo, algumas ações que poderemos tomar com a possibilidade da falta de combustível: implementar durante a semana (horário de dias úteis) o horário de sábado (redução de 40% na frota), suspender o serviço Executivo, suspender as linhas da madrugada e no sábado trabalhar com o horário de domingo. Ainda em discussão.
Da Redação