Golpe do exame médico cresce e alerta para cuidados
 
		
		
		
		A crescente digitalização dos serviços trouxe comodidade e agilidade para o dia a dia das pessoas, permitindo o acesso rápido a uma série de recursos e facilidades sem sair de casa. Porém, com essa evolução também surgem novos riscos. Criminosos têm se aproveitado dessas transformações para aplicar golpes cada vez mais sofisticados. Diante desse cenário, o Itaú Unibanco emite um alerta sobre a mais recente modalidade: o golpe do exame médico.
“Na modalidade, os golpistas se passam por funcionários de instituições de saúde. Eles entram em contato diretamente com o paciente, alegando que os resultados dos exames não podem ser acessados pela internet e oferecendo entrega domiciliar mediante o pagamento de uma taxa. No momento da entrega, a transação é realizada com valores muito superiores ao informado, causando prejuízos consideráveis às vítimas,” explica Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco.
Apresentamos cinco dicas para a prevenção contra o golpe do exame médico.
Desconfie de chamadas telefônicas com tom de urgência
Criminosos tendem a utilizar discursos alarmantes e prazos curtos para forçar decisões impulsivas. Na modalidade, o golpista pode alegar que a pessoa ficará sem acesso ao exame ou que algo grave foi identificado, visando chamar a atenção da vítima.
Entre em contato diretamente com a instituição de saúde
Antes de realizar qualquer pagamento ou fornecer informações, confirme a solicitação através de canais oficiais de atendimento do laboratório que realizou o exame.
Não forneça dados por telefone ou e-mail
Golpistas frequentemente pedem informações pessoais ou financeiras para dar credibilidade ao golpe. Evite fornecer dados sensíveis, como CPF, informações da conta bancária e senhas, por exemplo.
Verifique o beneficiário e o valor antes de realizar a transferência
Caso haja cobrança para entrega de exames, certifique-se de que o valor e o beneficiário correspondem exatamente aos dados informados pelo laboratório.
E, caso tenha sido vítima de golpe ou fraude...
Entre em contato com a instituição financeira imediatamente para realizar os bloqueios necessários e faça um boletim de ocorrência no departamento de polícia mais próximo.
 
Amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto 
Você sabia que qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou cartões (pessoa física ou jurídica) de um amigo ou parente que passou por uma situação de roubo ou furto? Basta ligar para a nossa Central de Atendimento com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo. O processo é simples e rápido e você contribui com a prevenção contra golpes e fraudes.  
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
 
	
	
	
	
	
Outros posts Ver todos
 
	
	
	
	
	
 
		 21° | Nublado
 21° | Nublado

