Fundação Cultural Badesc homenageia fundador do Cine ART 7
A programação do mês de setembro do Cineclube da Fundação Cultural Badesc, será dedicada a Darci Costa, fundador do Cine Art 7, que completa 90 anos neste mês. Nos dias 5, 19, 21 e 28, serão exibidos os filmes prediletos de Darci e um documentário sobre ele.
“Falar da história do cinema de rua de Florianópolis, sem falar de Darci Costa é o mesmo que nada. A história de um está ligada a do outro. Ninguém como ele viveu tão bem aqueles anos dourados em que filas de espera contornavam quarteirões aguardando as sessões seguintes porque a anterior já estava com bilheteria esgotada", relembra Ricardo Helou, integrante do grupo Art 7.
Tendo Z, de Costa Gavras, como filme de estreia, foi naquele espaço para 190 lugares, com cadeiras simples e de madeira, que os adeptos do cinema de arte assistiam ao que o mentor do Cine Art 7 escolhia a cada semana.
Em algumas sessões, o filme era exibido para apenas cinco espectadores, o que forçava Darci a pagar do próprio bolso o aluguel da fita. A sua paixão fez o cinema funcionar até ser desativado para a instalação da sede central do Badesc. Neste mesmo período, outro endereço dos cinéfilos era no Centro Integrado de Cultura (CIC) comandado por Gilberto Gerlach.
Sobre Darci
Formado em direito, jornalista e radialista autodidata, crítico de cinema do extinto jornal O Estado e bancário por profissão, dedicou grande parte de sua história à sua paixão maior: a sétima arte. No início da década de 60, Darci experimentou um projeto semelhante ao Art 7: o Cine Central, que teve dois anos de duração.
O Cine Central funcionou na rua Felipe Schmid, onde hoje funciona as Livrarias Catarinense. Entre as recordações, Darci guarda, em um dos cômodos de sua casa, o maquinário de projeção e alguns rolos de celuloides. Pôsteres de filmes e painéis montados artesanalmente adornam as paredes da sala. Mais de três mil DVDs lotam estantes, com muitos clássicos.
Fã de westerns e musicais, em certa ocasião, para assistir O Intrépido General Kuster (1941), Darci perdeu o último ônibus da noite. Resultado: caminhou do centro até o final do Saco dos Limões, onde morava, debaixo de chuva torrencial e com a cidade às escuras por causa de um blecaute. "Em outra ocasião, sem dinheiro para pagar o ingresso, acomodou-se próximo à sala de projeção, contentando-se em ouvir os diálogos do capítulo final de um seriado de aventura”, acrescenta Ricardo Helou.
Programação
Darci foi personagem do documentário Cine ART 7- Os Descaminhos da Memória (2007, 34 min), dirigido por Phelipe Janning. Esse e três curtas, de 2 minutos cada, dirigidos por Zeca Pires, para a TV UFSC, serão exibidos no dia 19 de setembro (segunda-feira), às 19h, com a presença de Darci e outros manezinhos cinéfilos que ao final da sessão, participarão de um bate-papo.
Nos dias 5, 21 e 28 a programação traz filmes com Rita Hayworth, grande paixão de Darci: Gild, Modelos e Sangue e Areia são os filmes escolhidos para estas datas.
Serviço
O que: Mostra Homenagem a Darci
Quando: 5,19,21 e 28 de setembro às 19h.
Local: Fundação Cultural Badesc - Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Quanto: Entrada gratuita
Da Redação