Frente fria provoca temporais e traz queda de temperatura
O avanço de uma frente fria pelo oceano, combinado à formação de um sistema de instabilidade, deve provocar dias de tempo instável em grande parte do Brasil, com destaque para o Sul e o Centro-Oeste. Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu alerta laranja para alto risco de alagamentos entre esta terça-feira (26) e quarta-feira (27).
O fenômeno meteorológico na região é resultado da atuação de um cavado associado a um sistema de baixa pressão no oceano, próximo ao litoral do estado. A chuva intensa coloca em alerta o Litoral Norte, o Baixo e o Médio Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis, com possibilidade de alagamentos, enxurradas localizadas e deslizamentos. Outras áreas, como o Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e algumas regiões da Grande Florianópolis, receberam alerta amarelo, indicando risco moderado para ocorrências semelhantes, incluindo temporais isolados no Meio-Oeste.
Massa de ar frio derruba temperaturas no Sul
Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio avança pelo país, derrubando as temperaturas que predominaram nos últimos dias. No Sul, os termômetros devem registrar médias entre 12 °C e 17 °C, com registros abaixo de 12,5 °C em áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A sensação de umidade e frio também alcança o Centro-Oeste, com tardes mais amenas em cidades de Mato Grosso do Sul, como Amambaí, Ponta Porã, Iguatemi e Porto Murtinho.
Cenário climático para setembro
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês será marcado por instabilidade e contrastes climáticos. Enquanto algumas regiões enfrentarão excesso de chuva, outras terão déficit hídrico. No Sul, os maiores acumulados de precipitação devem ocorrer no Rio Grande do Sul, com volumes que podem ultrapassar 200 mm, especialmente nas divisas do Noroeste e Nordeste do estado. O Nordeste permanece quase estável, com exceção do litoral norte da Bahia, que pode registrar até 50 mm abaixo da média. O Norte terá regiões com excesso e déficit de chuva, enquanto Centro-Oeste e Sudeste tendem a manter índices próximos à média histórica, com alguns pontos em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul acumulando precipitação acima do normal.
Quanto às temperaturas, estados do Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste podem registrar valores até 1,5 °C acima da média, com máximas entre 27 °C e 30 °C. No Nordeste, os termômetros variam entre 22 °C e 27,5 °C, podendo cair para 17 °C em pontos de Pernambuco e Bahia.
Recomendações da Defesa Civil
Durante o período de instabilidade, a Defesa Civil orienta:
- Permanecer em locais abrigados durante temporais, longe de janelas e objetos soltos.
- Evitar atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
- Em caso de ventos fortes, não se abrigar próximo a árvores, placas, muros ou postes de energia.
A chuva deve começar a diminuir a partir de quinta-feira (28), quando o sistema de instabilidade se afasta para o oceano. A população deve acompanhar atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades para evitar riscos.
Leia também:
- SC inicia semana com quase 10 mil vagas de emprego
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Outros posts Ver todos
21° | Nublado


