00:00
21° | Nublado

Educador da EJA de Florianópolis receberá homenagem pelo Dia do Professor

Diego Pacheco representará seus colegas em solenidade que ocorrerá na Assembleia Legislativa. Foto: PMF/Divulgação

Publicado em 14/10/2019
Em comemoração ao Dia do Professor, o educador Diego Pacheco, representando todos os outros professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Prefeitura de Florianópolis, será homenageado, nesta terça-feira, às 14h, na Assembleia Legislativa  de Santa Catarina- Alesc.  Diego é formado em história com mestrado e doutorado em história cultural.
 
Sua trajetória com a modalidade de ensino começou em 2008. Em 2012, virou coordenador do núcleo Continente II, que corresponde aos polos EJA Figueirense, Cedep (Centro de Educação e Evangelização Popular)  e Associação de Moradores em Situação de Rua. 
 
"Ser professor da EJA, especialmente a de Florianópolis, é um presente. Uma possibilidade diária de formação humana, de compreensão de trabalho coletivo, de entendimento sobre educação, de empatia e de amor”, declara Diego. Para ele, o trabalho com a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, verdadeiramente coletivo,  possibilita uma reinvenção cotidiana do trabalho docente e a percepção de que educação é troca, diálogo e construção coletiva". 
Segundo o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, “essa homenagem personificada no professor Diego Pacheco, representa o reconhecimento da essência e da paixão dos profissionais que atuam na EJA de Florianópolis”.
 
De acordo com o chefe do Departamento da EJA, Antonio Chedid Neto, “o Diego tem se notabilizado pela inserção da
EJA em seguimentos populares de extrema vulnerabilidade social, além da região do Monte Cristo, sua atuação junto aos moradores em situação de rua da Grande Florianópolis, o credenciam a ser o representante dos educadores da Educação de Jovens e Adultos."
 
Atualmente, há 25 polos da EJA espalhados pela cidade. Essa modalidade de ensino  tem um diferencial. Os interessados em ingressarem na EJA, a partir de 15 anos, podem efetuar a matrícula em algum polo durante qualquer período do ano. O ensino é voltado para a pesquisa com conteúdos ligados ao cotidiano do estudante.
 
Da Redação