00:00
21° | Nublado

Economia de água: Casan alerta para necessidade de nova cultura no uso do recurso

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Publicado em 17/07/2020

Diante de uma trégua na seca histórica que castigou Santa Catarina desde maio do ano passado, e de um cenário de previsão de chuvas abaixo da média para os próximos meses, a Casan mantém o pedido de uso responsável da água tratada.

“São vários sinais que a natureza nos traz e que podem nos ajudar a refletir sobre nossa relação com a água, um recurso finito que precisa ser usado com consciência durante todo o ano, não apenas em momentos de seca ou no verão”, alerta a gerente de Meio Ambiente da Casan, Patrice Barzan. 

Na Região Metropolitana de Florianópolis, o Rio Vargem do Braço (Pilões) mostra sinais de recuperação. Porém a Lagoa do Peri, principal manancial do Sul e Leste da Ilha, ainda apresenta uma longa margem de areia que ficou descoberta com a redução de seu nível devido à prolongada escassez de chuvas. A Casan permanece usando apenas 40% da captação da Lagoa e se valendo, portanto, de poços artesianos para complementar as necessidades de abastecimento da região.

“Essa crise hídrica que enfrentamos, e tem sido mais frequente, serve para valorizar ainda mais a água tratada, que ajuda, por exemplo, a combater a epidemia com a lavagem constante das mãos”, complementa Guilherme Campos, gerente de Políticas Operacionais, setor que tem entre as responsabilidades o planejamento de investimentos e de novas infraestruturas para os sistemas de abastecimento dos municípios atendidos pela Companhia.

“Cada vez mais precisamos que os recursos destinados à melhoria dos sistemas de abastecimento sejam associados a comportamentos conscientes no uso da água. A cultura de uso responsável é uma herança a deixar para nossos filhos”, defende o engenheiro sanitarista. "Não faz mais sentido usar mangueira para lavar um carro ou uma calçada com água tratada", exemplifica.

As chuvas dos meses de junho e julho até superaram a média prevista em algumas regiões, permitindo a recuperação de mananciais como o Rio Palermo, de Lauro Müller, do Rio Antonina, de São Joaquim, e do Rio Itinga, de Barra Velha, que chegaram à vazão praticamente zero durante os meses de déficit hídrico. Na Região Oeste, o Lajeado São José recuperou seu nível, chegando em alguns momentos a verter em sua barragem de captação para abastecimento de Chapecó.

No site www.casan.com.br a Companhia mantém um conjunto de dicas para economia de água, que são difundidas periodicamente em suas Redes Sociais. Entre as orientações mais difundidas durante o período de seca está a substituição de água tratada na limpeza de casas, calçadas, varandas e garagens por aquela já usada na máquina de lavar roupas ou em outras atividades domésticas.

A redução do tempo de chuveiro, um dos equipamentos que mais consome água nas residências, é mais uma dica importante – e outro grande desafio na mudança de comportamento.

Veja outras orientações em dicas de uso responsável da água:

SOB O CHUVEIRO:

- É natural que o banho seja também um momento de prazer e relaxamento, mas ter consciência sobre o quanto se gasta com o chuveiro aberto ajuda a reduzir esse tempo.
Depende muito do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, mas em média gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos o gasto de água pode chegar a 120 litros. Em um banho de 5 minutos é possível reduzir o uso para 30 litros.

- Em apartamentos os números são mais alarmantes: um banho de 15 minutos consome 243 litros de água. Reduzindo o tempo para 5 minutos a economia pode chegar a 162 litros.

- Evite escovar os dentes, se barbear ou depilar embaixo do chuveiro.


ESCOVAR OS DENTES

Escovar os dentes com água corrente: é preciso?

- Quando você escova os dentes durante 5 minutos com a torneira não muito aberta gasta aproximadamente 12 litros em casa e 80 litros em apartamento. Se fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo d’água pode economizar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.


VASO SANITÁRIO

- Descarga: é preciso atenção nesse momento em que se gasta muita água! Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário. Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Uma válvula defeituosa pode gastar até 30 litros. Por esta razão deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem notados.

Além disso, é importante não fazer o vaso sanitário de lixeira, jogando cabelos, cigarros, papeis ou outros materiais que vão exigir que a descarga seja acionada várias vezes.


HÁBITOS NA COZINHA

- Lavar louça durante 5 minutos com a torneira continuamente aberta gera um gasto aproximado de 75 litros. Se você ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, reduzindo o tempo para a metade (cerca de 2 minutos e meio), vai economizar 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta).

- Limpar os restos de alimentos com guardanapo ou papel toalha e deixar a louça alguns minutos de molho também vai facilitar o trabalho e ajudar a economizar. Jogue os resíduos no lixo, nunca no ralo da pia. Reduzir a quantidade de detergente é outra dica importante, pois vai exigir menos tempo de enxágue.


MÁQUINA DE LAVAR

- Na máquina de lavar louças são gastos 40 litros: utilize-a somente quando estiver cheia.

- Procure não lavar roupas sem que a lavadora de roupas esteja na capacidade orientada pelo fabricante. Você vai economizar água e energia.

- A máquina com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por lavagem, por exemplo.


NO TANQUE

- No tanque, uma torneira aberta por 5 minutos gasta 93 litros. Utilizando baldes para lavar roupas (molho e enxague), reduzindo para 3 minutos o tempo de torneira aberta, você pode economizar cerca de 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta). Essa água também pode ser usada na limpeza de garagens e calçadas, evitando-se o gasto de água com mangueiras.


CUIDADOS NO PÁTIO

- Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água: em 15 minutos são perdidos 279 litros.

- Usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho, também vai ajudar a manter a casa limpa e, ao mesmo tempo, economizar água.


PARA MOLHAR AS PLANTAS

- As plantas precisam de água, mas prefira o regador à mangueira. E regue as plantas nas primeiras horas da manhã ou no final de tarde para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte.


LAVAÇÃO DOS CARROS

- Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água.
Com meia volta de abertura o desperdício chega a 560 litros. Para reduzir, lave o carro somente uma vez por mês e com balde: nesse caso o consumo é de apenas 40 litros. Com a economia de até 520 litros em uma lavagem de carros seria possível lavar 13 carros.


TORNEIRAS PINGANDO

Ao fechar a torneira certifique-se de que ela não ficou pingando. Uma torneira apenas gotejando desperdiça 48 litros por dia. Se a água fluir em forma de filete desperdiça de 180 a 750 litros por dia. Portanto, mantenha a torneira de água sempre bem fechada.


Fontes: CASAN, Sabesp, Sanepar e Inmetro

 

Da redação