00:00
21° | Nublado

Economia catarinense cresce acima da média nacional

Economia catarinense cresce acima da média nacional
Santa Catarina se destaca no país com crescimento acima da média em comércio e serviços, impulsionado por políticas de incentivo ao empreendedorismo. (Foto: Thiago Kaue/SecomGOVSC)

Publicado em 17/08/2025

Santa Catarina registrou crescimento expressivo nos setores de comércio e serviços durante o primeiro semestre de 2025, superando o desempenho médio do país, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta semana. O comércio varejista avançou 6,2%, enquanto o setor de serviços teve alta de 4,6%, evidenciando a força e a diversificação da economia estadual.

No comércio, a expansão foi impulsionada principalmente pelas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico, que cresceram 15,2%, seguidas por tecidos, vestuário e calçados (7,5%), hipermercados e supermercados (7,2%) e produtos farmacêuticos, de perfumaria e cosméticos (5,8%). Com esses resultados, Santa Catarina se destacou no ranking nacional, ocupando a segunda posição, empatada com a Paraíba e atrás apenas do Amapá (7,8%). Nos últimos 12 meses, o comércio catarinense acumula alta de 5%, bem acima da média nacional de 1,8%.

“Mesmo num cenário desafiador, a economia de Santa Catarina é forte e resiliente. O estado possui produção diversificada e de excelência, além de um DNA empreendedor. O Governo tem cumprido seu papel, reduzindo impostos, simplificando a burocracia e investindo em áreas estratégicas”, afirmou o governador Jorginho Mello.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, reforçou que as políticas de incentivo ao investimento e à geração de empregos têm papel central nesse desempenho. “Com mais dinheiro disponível, o catarinense consome mais, movimentando o comércio e impulsionando a economia de todo o estado”, explicou.

No setor de serviços, o crescimento de 4,6% colocou Santa Catarina na sexta colocação nacional, acima da média do país, que foi de 2,5%. O desempenho positivo foi liderado pelos serviços prestados às famílias (9,2%) e pelos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,1%). Serviços de informação e comunicação registraram alta de 4,6%, enquanto os segmentos de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram leve retração de 0,2%.

“O crescimento acima da média nacional confirma que nossas políticas econômicas estão funcionando. Incentivos ao empreendedorismo e novas medidas de fomento ao setor de serviços continuarão criando oportunidades e consolidando Santa Catarina como referência no desenvolvimento econômico”, afirmou Dreveck.

O desempenho robusto de comércio e serviços reforça a tendência de crescimento do estado e sinaliza perspectivas positivas para geração de empregos e aumento da atividade econômica nos próximos meses.

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI